sábado, 8 de fevereiro de 2025

FastPlay com The Maze Controller, da banda de Metal Dungeon Crawl

 E o FastPlay voltou!!!! Dessa vez quem veio falar consco com o The Maze Controller, banda de Thrash Metal Dungeon Crawl com temática RPGística que já lançou os álbuns "Roll for your life" e "Maze Control". Confere aí!

1) Primeiro RPG?

R.   Meu primeiro RPG foi D&D 3.5e. Fui apresentado através da caixa inicial, que minha irmã comprou para mim como presente. Joguei por um tempo, mas não tínhamos ideia do que estávamos fazendo, e não comecei a jogar seriamente até jogar Star Wars Saga Edition com meu irmão e amigos.

2) RPG de Cabeceira?

R. Estou mais familiarizado com o D&D 5ª Edição, mas o Old School Essentials tem despertado muito do meu interesse ultimamente. Eu sinto que tudo, desde o combate até as interações, exploração de masmorras, exploração de hexs, etc, é muito mais simplificado e rápido. Muitas das regras também parecem ter sido deixadas para a interpretação do Mestre, então tomar uma decisão parece mais fácil, e não como se você estivesse folheando intermináveis ​​livros de referência para encontrar a solução. Além de todas essas coisas, o sistema é, em geral, muito mais mortal.

3) Presencial ou Virtual?

R. Definitivamente há algo especial em jogar presencialmente, mas há muito investimento quando se trata de preparação e agendamento. Tenho jogado quase exclusivamente online desde a pandemia, e é muito mais fácil quando se trata de preparar mapas, tokens e agendar um horário para jogar. Mesmo assim acho que algumas das minhas lembranças favoritas de RPG são de quando eu estava jogando pessoalmente, bebendo em uma mesa com amigos.

4) Material físico ou digital?

R. Ter uma cópia física para ler as regras é sempre bom, e acho que seria o que preferiria ter na maioria dos casos. Eu acho que os livros digitais são ótimos para referência de regras em uma mesa usando o celular, desde que o telefone seja usado apenas para esse fim e não como distração de qualquer outra forma. De qualquer forma, caso não consiga baixar uma cópia do livro digital para meu disco rígido, optarei pela cópia física.

5) Uma Classe?

R. Acho que Clérigo é uma das mais flexíveis e possivelmente a minha favorita. Não sou muito minmaxer e quase nunca multiclasse, então prefiro interpretar personagens que são mais orientados para RP e focar nas habilidades. Pelo menos para a 5ª edição, Clérigo cobre todas as bases e pode ser jogado como tanque, dano ou suporte.

6) Teste de atributo?

R. Ter um requisito para ambos as situações é minha preferência. Se um jogador rolar e tiver sucesso no teste, tudo bem, mas ele deve descrever suas ações simultaneamente. Da mesma forma, acho que os jogadores deveriam ser recompensados ​​por terem ideias inteligentes como soluções para problemas e, mesmo que falhem no teste de atributo, deveriam receber algum tipo de benefício por realmente explicarem o que fazem. Obviamente, se rolarem um "1" natural, deverão falhar. Sistemas como o Genesys da Fantasy Flight (originalmente Star Wars RPG) tentam resolver esse tipo de coisa com dados especiais que permitem obter algum tipo de benefício mesmo quando falha em um teste de habilidade.

7) Aventura ou Campanha?

R. Para mim, o cenário ideal é ter múltiplas aventuras desconectadas que possam ser concluídas em 3 a 4 sessões, com alguns personagens/NPCs contínuos e retornos de sessões anteriores. Isto ajuda a alcançar a sensação de um mundo persistente, mas não é vinculativo da mesma forma que uma campanha completa.

8) Aventura Favorita?

R. Até agora, o que mais gostei e que não foi uma campanha ou aventura caseira foi Waterdeep: Dragon Heist (NdE WoTC D&D 5ed) . É curta o suficiente para ser executada em poucas sessões e muito flexível em termos do resultado da história. Eles também oferecem uma sequência de campanha/megadungeon  se você estiver interessado em continuar a história através de livros oficiais!

9) Sessão Inesquecível?

R. Meus primeiros dias como jogador serão sempre os mais memoráveis, jogando com pouco conhecimento e muito entusiasmo com amigos que se interessavam pelo hobby tanto quanto eu. No entanto, recentemente completei uma one-shot com amigos de bandas de Metal que filmamos para uma curta minissérie. Vai se chamar One Shot at Glory, e eu dirigi até Los Angeles (cerca de 6 horas de onde moro) para fazer parte disso. Jogamos e filmamos em uma loja de jogos até as 4 da manhã, e depois voltei para casa durante a noite. Nunca vou esquecer disso, confira!

10) Não joguei, mas queira experimentar

R. Mörk Borg.

11) Sandor "The Hound" Clegane ou Lancelot?

R. Não estou muito familiarizado com Lancelot como personagem, sei que ele foi retratado de muitas maneiras diferentes na literatura, então sinto que não conheço realmente o personagem. Nesse caso, eu teria que votar no The Hound, mas tudo que o conheço é da série de TV Game of Thrones (não li os livros). Ele foi muito legal nisso!

12) Preparar ou improvisar?

R. Ambos. Preparar uma coleção solta de NPJs, interações, eventos e encontros e então improvisar quando seus PJs saírem do roteiro. Acho que preparar demais suas sessões é uma boa maneira de se preparar para a surpresa quando seus jogadores inevitavelmente fazem algo inesperado. Você também não quer atrapalhá-los, preparando-se demais e forçando-os a seguir o que você escreveu.

13) Livro Inspirador?

R. Qualquer coisa de Clark Ashton Smith! Ele é um dos meus autores favoritos e tem muitos contos excelentes de ficção científica e terror. Meu favorito é provavelmente The City of the Singing Flame (NdE 1931).

14) Filme ou Série Inspiradora?

R. El Corazon del Guerrero é um dos filmes menos conhecidos que me inspirou. É um filme independente espanhol de 2000 sobre um garoto que joga muito Dungeons & Dragons e se desassocia da realidade, acreditando ser seu personagem. É essencialmente a mesma história do filme  de 1982  Mazes and Monsters (NdE no Brasil, Labirintos de Emoções).


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