sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

O Desafio Gygax 75 - Download do livro

 Por Ronys Tércio (@ronys.tercio)

Salve, pessoas! 
 
Hoje estamos trazendo pra vocês O Desafio Gygax 75, um material baseado em artigos do próprio Gygax sobre como construir um cenário de RPG para a sua campanha em 5 passos.
 
No Gygax 75, Ray Otus faz um destrinchar desses passos e nos dá dicas, estabelece metas e tarefas e, em cada uma das 5 etapas, dá um prazo de uma semana para o juiz da campanha (mestre) trabalhar mais profundamente o tema estabelecido.
 
Assim, o livro é dividido em cinco semanas, nas quais são trabalhados os aspectos principais de qualquer campanha de RPG que se preze:
 
1) O Conceito: o escopo do seu mundo, suas características principais, seu estilo de fantasia, o seu diferencial, etc.
 
2) Os Ermos: a área imediatamente ao redor do seu marco seguro. Local de muitos perigos, segredos e locais a serem descobertos. Ninguém sabe o que pode ser encontrado além dos bosques, ou o que se esconde sob as dunas do deserto de sangue, que tipo de criaturas expulsaram os homens-lagartos dos seus pântanos, etc. Aqui é onde o guerreiro chora e a mãe não vê. Onde um rolar de dados do mestre pode decidir com que tipo de encontros os PJs irão se deparar. Aqui é onde os equipamentos escolhidos no início da partida brilharão com a astúcia do jogador.
 
3) A Masmorra: o local a ser explorado, o covil goblinoide cheio de tesouros, a tumba perdida de uma civilização de outrora, um templo submerso de deuses esquecidos, um fosso repleto de criaturas fungoides, etc. Aqui é onde o tesouro reside e onde o grupo de PJs alcançará a glória — ou a morte.
 
4) O Vilarejo: o marco seguro, o último bastião da civilização, um pequeno vilarejo em uma região inóspita, uma cidade murada e altamente fortificada, um covil de bandidos e renegados onde os PJs encontram refúgio e trabalho. Aqui é onde os jogadores passarão a maior parte do tempo, procurarão suprimentos, contratarão auxiliares, mercenários ou especialistas, se divertirão em tavernas, ouvirão boatos ou sobreviverão para contar os seus próprios.
 
5) O Mundo: nessa etapa é onde todo o resto do ambiente de campanha será detalhado. A expansão de ideias entrará em jogo. A diversidade de terrenos, o clima, sociedades, monstros, facções, reinos, etc. darão um sabor a mais à jogatina e atiçarão a curiosidade dos jogadores em relação às possibilidades.

E para abrilhantar ainda mais esta nossa versão em PT-BR, em sua capa uma arte inédita do mestre Carlos Castilho (@crawlstilho).
 
Espero que vocês apreciem esse material e o usem para expandir seus horizontes, se aventurar na criação de um mundo totalmente seu e o melhor de tudo, um mundo totalmente jogável. Cultivando esse mundo com os seus jogadores, você terá pano pra manga para aventuras mais instigantes e muito mais divertidas — assim espero.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário