quinta-feira, 19 de setembro de 2024

RPG E MÚSICA: New Wave of RPG Metal

A Fantasia já foi inspiração para inúmeros artistas das várias gerações do Metal mundial. Sejam os castelos e dragões clássicos que Ronnie James Dio utilizou em vários de suas músicas, sejam as histórias do bárbaro cimério de onde o Manowar bebeu musical e visualmente em seus shows. O Blind Guardian revisitou clássico após clássico da literatura fantástica, e o Hammerfall cravou os cavaleiros templários no mundo metálico.    

Uma nova geração de bandas levou mais além a conexão da fantasia medieval e a música pesada: referências explícitas aos jogos de RPG começaram a figurar em nomes de bandas, capas e letras de músicas.

Visigoth (@visigothslc)

Apesar de referenciar antigas tribos germânicas, o Visigoth vem de Salt Lake City (EUA) e em seus dois full-lengths pratica um Power/Heavy com instrumental sólido e as vocalizações halfordianas do frontman Jake Rogers.

Se tem dúvida sobre a relação da banda com RPG, dá um confere na faixa "Dungeon Master": www.youtube.com/watch?v=2oclDVweTR4


Dungeon Crawl (@dungeon.crawl)

Os maníacos do Dungeon Crawl vêm da Califórnia e praticam uma Thrash Metal "cortante" (huahuahuah) perfeito pra balançar cabeças e rolar dados. Seu inspirado primeiro álbum se chama "Roll for your life", que além da faixa título traz entre outras "Natural 20" (yeahhhhh!!!). Na capa, um sensacional Cubo Gelatinoso na sua melhor forma.

dungeoncrawlofficial.bandcamp.com/album/roll-for-your-life    


Owlbear 

Com esse nome, é impossível ter dúvida de onde veio a inspiração para a banda formada em Boston (EUA). Praticando um Metal tradicional com vocal feminino, a banda possui além de alguns singles, o full-length "Chaos to the Realm".

owlbearmetal.bandcamp.com


Greyhawk (@greyhawkmetal)

Formada em Seattle, 2016 já lançou dois full albuns, "Keepers of the Flame" e "Thunderheart" e claramente bebe de influências fantásticas, como  demonstrado em faixas como "Drop the Hammer", "Don't wait for the Wizard" e "Spellstone".

greyhawkmetal.bandcamp.com

Achelous (@achelousband)

A banda liderada pelo baixista Chris Achelous possui três full-lenghts. Apesar do primeiro deles se chamar "Macedon", os posteriores se chamam "The Icewind Chronicles" e "Tower of High Sorcery".

Clara é a inspiração de "The Icewind Chronicles", que conta com faixas como "Mithril Hall", "The Crystal Shard" e "Halfling's Gem".

Já o segundo álbum é homônimo de um dos volumes da saga Dragonlance, e títulos que contém Dragon Wings e Istar revelam a provável inspiração na saga que se passa no mundo de Krynn.  

achelous.bandcamp.com/album/tower-of-high-sorcery

Throne of Iron (@throneofironmetal)

A banda de Indiana lançou seu último full-length em 2020, com a belo título de "Adventure One". Os títulos das músicas são fortemente ligados à fantasia, e os RPGistas das velho escola devem notar sem esforço o logotipo da banda, que usou uma das clássicas fontes do  D&D. 

Além disso, há uma faixa lançada em single chamada "Xanathar":

"Into the darkness our party descends 

To the fight

Down to the Underdark, what shall we find

Evil eyes"

www.youtube.com/watch?v=Q9MH5DVcNzk


Gygax 

Infelizmente a banda já encerrou suas atividades... mas impossível deixar de mencioná-la um vez que utiliza o nome do Grão-Mestre dos jogos de RPG. Foi formada na Califórnia e permaneceu ativa de 2015 a 2023, tendo lançado três álbuns. "Critical Hits", "2nd Edition" e "High Fantasy". Praticava um meio termo de Metal tradicional e Hard Rock, como pode ser conferido na inspiradora "Dice Throwers and Rock'n' Rollers":  www.youtube.com/watch?v=WmOqhOmxW2s




Enquanto pesquisando na internet, encontrei essa matéria no blog New Noise Magazine de 2021, que trata exatamente de algumas dessas bandas novas de Metal e RPG, com entrevistas e um papo também com o Luke Gygax: newnoisemagazine.com/column/when-dungeons-and-dragons-and-heavy-metal-collide-the-intersection-of-gaming-and-music-part-1-of-3/

E aí, conhece mais bandas que se inspirem em RPGs? Manda aí pra eu dar uma sacada no @dadosecanecas! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário