A Fantasia já foi inspiração para inúmeros artistas das várias gerações do Metal mundial. Sejam os castelos e dragões clássicos que Ronnie James Dio utilizou em vários de suas músicas, sejam as histórias do bárbaro cimério de onde o Manowar bebeu musical e visualmente em seus shows. O Blind Guardian revisitou clássico após clássico da literatura fantástica, e o Hammerfall cravou os cavaleiros templários no mundo metálico.
Uma nova geração de bandas levou mais além a conexão da fantasia medieval e a música pesada: referências explícitas aos jogos de RPG começaram a figurar em nomes de bandas, capas e letras de músicas.
Visigoth (@visigothslc)Apesar de referenciar antigas tribos germânicas, o Visigoth vem de Salt Lake City (EUA) e em seus dois full-lengths pratica um Power/Heavy com instrumental sólido e as vocalizações halfordianas do frontman Jake Rogers.
Se tem dúvida sobre a relação da banda com RPG, dá um confere na faixa "Dungeon Master": www.youtube.com/watch?v=2oclDVweTR4
Com esse nome, é impossível ter dúvida de onde veio a inspiração para a banda formada em Boston (EUA). Praticando um Metal tradicional com vocal feminino, a banda possui além de alguns singles, o full-length "Chaos to the Realm".
Formada em Seattle, 2016 já lançou dois full albuns, "Keepers of the Flame" e "Thunderheart" e claramente bebe de influências fantásticas, como demonstrado em faixas como "Drop the Hammer", "Don't wait for the Wizard" e "Spellstone".
Achelous (@achelousband)A banda liderada pelo baixista Chris Achelous possui três full-lenghts. Apesar do primeiro deles se chamar "Macedon", os posteriores se chamam "The Icewind Chronicles" e "Tower of High Sorcery".
Clara é a inspiração de "The Icewind Chronicles", que conta com faixas como "Mithril Hall", "The Crystal Shard" e "Halfling's Gem".
Já o segundo álbum é homônimo de um dos volumes da saga Dragonlance, e títulos que contém Dragon Wings e Istar revelam a provável inspiração na saga que se passa no mundo de Krynn.
achelous.bandcamp.com/album/tower-of-high-sorcery
Além disso, há uma faixa lançada em single chamada "Xanathar":
"Into the darkness our party descends
To the fight
Down to the Underdark, what shall we find
Evil eyes"
www.youtube.com/watch?v=Q9MH5DVcNzk
Infelizmente a banda já encerrou suas atividades... mas impossível deixar de mencioná-la um vez que utiliza o nome do Grão-Mestre dos jogos de RPG. Foi formada na Califórnia e permaneceu ativa de 2015 a 2023, tendo lançado três álbuns. "Critical Hits", "2nd Edition" e "High Fantasy". Praticava um meio termo de Metal tradicional e Hard Rock, como pode ser conferido na inspiradora "Dice Throwers and Rock'n' Rollers": www.youtube.com/watch?v=WmOqhOmxW2s
Enquanto pesquisando na internet, encontrei essa matéria no blog New Noise Magazine de 2021, que trata exatamente de algumas dessas bandas novas de Metal e RPG, com entrevistas e um papo também com o Luke Gygax: newnoisemagazine.com/column/when-dungeons-and-dragons-and-heavy-metal-collide-the-intersection-of-gaming-and-music-part-1-of-3/
E aí, conhece mais bandas que se inspirem em RPGs? Manda aí pra eu dar uma sacada no @dadosecanecas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário