Por Ronys Tércio (@ronys.tercio)
Salve, pessoas!
Hoje
estamos trazendo pra vocês O Desafio Gygax 75, um material baseado em
artigos do próprio Gygax sobre como construir um cenário de RPG para a
sua campanha em 5 passos.
No Gygax 75, Ray Otus faz
um destrinchar desses passos e nos dá dicas, estabelece metas e tarefas
e, em cada uma das 5 etapas, dá um prazo de uma semana para o juiz
da campanha (mestre) trabalhar mais profundamente o tema estabelecido.
Assim,
o livro é dividido em cinco semanas, nas quais são trabalhados os
aspectos principais de qualquer campanha de RPG que se preze:
1) O Conceito: o escopo do seu mundo, suas características principais, seu estilo de fantasia, o seu diferencial, etc.
2)
Os Ermos: a área imediatamente ao redor do seu marco seguro. Local de
muitos perigos, segredos e locais a serem descobertos. Ninguém sabe o
que pode ser encontrado além dos bosques, ou o que se esconde sob as
dunas do deserto de sangue, que tipo de criaturas expulsaram os
homens-lagartos dos seus pântanos, etc. Aqui é onde o guerreiro chora e a
mãe não vê. Onde um rolar de dados do mestre pode decidir com que tipo de
encontros os PJs irão se deparar. Aqui é onde os equipamentos escolhidos
no início da partida brilharão com a astúcia do jogador.
3)
A Masmorra: o local a ser explorado, o covil goblinoide cheio de
tesouros, a tumba perdida de uma civilização de outrora, um templo
submerso de deuses esquecidos, um fosso repleto de criaturas fungoides,
etc. Aqui é onde o tesouro reside e onde o grupo de PJs alcançará a
glória — ou a morte.
4) O Vilarejo: o
marco seguro, o último bastião da civilização, um pequeno vilarejo em
uma região inóspita, uma cidade murada e altamente fortificada, um covil
de bandidos e renegados onde os PJs encontram refúgio e trabalho. Aqui é
onde os jogadores passarão a maior parte do tempo, procurarão
suprimentos, contratarão auxiliares, mercenários ou especialistas, se
divertirão em tavernas, ouvirão boatos ou sobreviverão para contar os
seus próprios.
5) O Mundo: nessa etapa é onde todo o
resto do ambiente de campanha será detalhado. A expansão de ideias
entrará em jogo. A diversidade de terrenos, o clima, sociedades,
monstros, facções, reinos, etc. darão um sabor a mais à jogatina e
atiçarão a curiosidade dos jogadores em relação às possibilidades.
E para abrilhantar ainda mais esta nossa versão em PT-BR, em sua capa uma arte inédita do mestre Carlos Castilho (@crawlstilho).
Espero
que vocês apreciem esse material e o usem para expandir seus
horizontes, se aventurar na criação de um mundo totalmente seu e o
melhor de tudo, um mundo totalmente jogável. Cultivando esse mundo com
os seus jogadores, você terá pano pra manga para aventuras mais
instigantes e muito mais divertidas — assim espero.
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