quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

LITERATURA FANTÁSTICA E MÚSICA: Álbuns inspirados por livros Parte 1

Desta vez a postagem que junta no mesmo caldeirão música com Fantasia e Ficção Científica, vai tratar de álbuns conceituais que se baseiam em um livro específico. Tentei buscar esses álbuns nos mais diversos gêneros, mas acabou que meus achados voltaram a rondar o Heavy Metal e o Rock Progressivo. Ah, e esse é o primeiro post dessa série, pelo menos uma segunda parte vai sair.

Bom, espero que vocês curtam. 

Abrindo o artigo, na minha opinião o maior tecladista de todos os tempos, Rick Wakeman e o seu Jouney to the Centre of the Earth. Inspirado pela obra Viagem ao Centro da Terra de Júlio Verne, a gravação do álbum foi realizada "ao vivo" em 18/01/1974 no Royal Festival Hall em Londres. O mago dos teclados incluiu o Brasil em sua agenda de shows baseados no álbum, e em 1975 o público brasileiro pode testemunhar a Viagem de Wakeman Viagem acompanhado pela Orquestra Sinfônica Brasileira.

O Symphony X gravou Paradise Lost inspirado na obra Paraíso Perdido, de John Milton. O poema do século XVII narra as penas dos anjos caídos após a rebelião no paraíso, o ardil de Satanás para fazer Adão e Eva comerem o fruto proibido da Árvore do Conhecimento, e a subsequente Queda do homem. 


A maior banda de Metal do Brasil, o Sepultura, lançou em 2009 A-Lex, álbum baseado na obra Laranja Mecânica de Anthony Burgess. O filme homônimo dirigido por Stanley Kubrick e estrelado pelo sensacional Malcolm McDowell chegou a ser proibido no Brasil na época.

Baseado no livro de mesmo nome do gênio da ficção científica Arthur C. Clarke, o multi-instrumentista Mike Oldfield lançou em 1994 The Songs of Distant Earth.

E pra fechar, eles não poderiam estar fora desta lista: Blind Guardian com Nightfall in Middle Earth. O meu CD favorito dos alemães, é baseado inteiramente no Silmarillion, do eterno mestre JRR Tolkien.

Curtiu? Lembrou de algum álbum que eu deixei passar? Tem alguma sugestão? Vamos trocar uma ideia pelo mpaugusto1969@gmail.com ou aqui mesmo nos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário