terça-feira, 26 de dezembro de 2023

Review: Zine Od2 Edições #2 e #3, material da comunidade para Old Dragon 2

E a galera no Zine OD2 não dorme no ponto, e em tempo recorde, as 2a e 3a edições do zine já estão disponíveis para apreciação! A parada foi tão rápida, que eu tive que improvisar e juntar as resenhas!!!   

A edição #2 é composta de 16 páginas e a diagramação segue o mesmo padrão da #1, e que remete ao padrão utilizado pelo OD2.

A primeira sessão desta edição é dedicada a 4 NPCs criados para o mundo de Valansia, o cenário oficial de OD2.

Aqui estão Lirielle Allandurelle, uma elfa ranger, Aric Ferro Negro um guerreiro humano, Elysia Vastar, uma maga ilusionista e Hrothgar Barbaférre, um anão clérigo de Artheus, todos eles criados pelo Janary Damascena.

Para cada um deles além de estatísticas, equipamentos e capacidades especiais, há backgrounds de uma página completamente suficientes para "entender" cada NPC.

Na sequência a aventura "A Gruta Alagada" também do Janary, que foi desenhada para se adequar ao conceito de "Aventura Total" adotada pelos novos produtos de OD2, em que há alternativas de escalonamentos para adaptá-la para PCs de 1o ao 9o nível.

Como o título já adianta, a aventura explora ambientes alagados e pantanosos, repleta de criaturas inéditas pertencentes e esse bioma. 

A próxima seção traz opções de especializações para as classes de OD2, sendo elas o Herói da Aldeia (guerreiro - o jovem aldeão que alcança o sucesso em combate), Oráculo (clérigo - videntes e sábios que acessam conhecimentos de gerações passadas) e Cavaleiro Sombrio (clérigo - seguidores de Meka que se dedicam a erradicação de mortos-vivos ), escritos pelo Geovane Arandas e Júlio Góes. 

E fechando a edição #2, a Besta de Gatilho Duplo, um belo item elaborado por artífices anões. O autor Luiz P. Silva foi extremamente cuidadoso em detalhar materiais e técnicas para produção do trabuco.     


A Edição #3 veio mais rápido do que eu esperava! Os caras tão no gás e quem ganha com isso é a comunidade!

Com espírito natalino, os dois primeiros artigos usam de referências ao bom velhinho. Na abertura, o Porco Noel, um monstrengo humanoide com cara de porco que possui como habitat as "festividades de fim de ano"! Seria ele um parente dos orcs? O bom humor do Matheus Gansohr deu-lhe as habilidades de ataque de Sacolada e Cuspe Ácido.

Na sequência, o Mathias Batista apresenta a especialização de Ladrão Gnomo Santa Pascuero. Exclusiva para Gnomos, esses especialistas são exímios artífices que optam pelo construção de brinquedos, e possuem interessantes habilidades que permitem Vasculhar por Brechas e Plantar Objetos. Cara, sabe que eu curti muito essa especialização? Deu vontade de usá-la em um contexto diferente das festividade natalinas.

O pessoal do Zine OD2 nessa edição ampliou os horizontes e dois dos artigos são chamados de "Dicas", onde os autores apresentam ensaios que buscam instigar o leitor com sugestões pra lá de úteis. Nesse sentido, o Adrian Valente apresenta "Sobre a Dungeon de uma Página", onde busca orientar com certo grau de detalhamento as "melhores práticas" para o desenvolvimento desses desafio "curtos". Muito do que é debatido da One Page Dungeon (OPD) se assemelha ao conceito que pra mim é mais familiar das 5 Room Dungeons, mas que da mesma maneira serão de grande utilidade para aquele mestre que pretendo começar a  desenvolver um estilo de "design" para posteriormente alçar voos mais altos, ou o  aquele que simplesmente quer garantir a diversão e o nível de desafio de uma aventura "tiro-curto". 

Na mesma pegada, o Rafael Beltrame traz um artigo que apresenta sugestões de como tratar a criação de backgrounds para PJs. Eu particularmente incorporo totalmente a importância de backgrounds para os jogos de RPG. Eles sustentam o "amor" e "proximidade" nossos com aquele alter ego ficcional, e são eles que vão nos fazer lutar pela sobrevivência de nossos "bonecos". Lembro de uma vez conversando com o Quiral que ele usou o exemplo do George R. Martin, que nos fazia amar seus personagens para que sofrêssemos suas mortes no GOT.

Fechando a edição, o Geovane Aranda traz o artigo "Equipamentos de Dragão", onde apresenta diversas sugestões de utilização da matéria-prima gerada por essas magistrais criaturas na confecção de armas, escudos e armaduras. Esse conceito vai totalmente em linha com umas ideias que estou desenvolvendo, e que não tenho visto tanta gente usar atualmente. Ossos de dragão, por exemplo, certamente darão origem a armas fabulosas e lendárias.

Mais dois belos trabalhos do prolífico grupo, e presentes de Natal para a comunidade Old Dragon.

Os #2 e #3 do Zine OD2 estão disponíveois gratuitamente em covil.karlz.com.br/listazines 

Nenhum comentário:

Postar um comentário