domingo, 4 de agosto de 2024

FastPlay com o grande Gavin Norman, de Old School Essentials e da Necrotic Gnome

Aproveitando a mudança de casa do Old School Essentials no Brasil, que passará a ser lançado pela LaserHead Press, a mente criativa por traz do celebrado sistema e da editora Necrotic Gnome, Gavin Norman, bateu um papo conosco. Confere aí!     

1) Primeiro RPG?

R. Basic D&D (caixa vermelha de Mentzer). 

2) RPG de Cabeceira?

R. É um empate entre B/X D&D e AD&D (1e e 2e). Adoro a maneira como B/X "acerta na mosca" ao apresentar o núcleo do D&D de maneira tão concisa (128 páginas). Também adoro o sabor esotérico do AD&D e a vasta quantidade de conteúdo para ele (feitiços, monstros, etc).

3) Presencial ou Virtual?

R. Gosto de ambos, mas recentemente tenho jogado online com mais frequência. Gosto da simplicidade do jogo online, pois é mais fácil organizar sessões de jogo.

4) Material físico ou digital?

R. Adoro livros físicos para ler e jogar pessoalmente, mas uso principalmente PDFs quando jogo online. É mais fácil ter tudo (jogos + livros) em uma tela.

5) Uma Classe?

R. Amo todo o tipo de magos.  

6) Teste de atributo?

R. Eu sinto que há um momento e um lugar para eles, quando os personagens enfrentam um desafio puramente determinado pela sua força bruta, destreza, seja o que for, em oposição a algo influenciado por sua classe e nível.

7) Aventura ou Campanha?

R. Devido ao tempo limitado recentemente, tenho gostado de realizar algumas aventuras isoladas. Estou ansioso para voltar a dar andamento a uma campanha!

8) Aventura Favorita?

R. Sou um tanto incomum porque não joguei nenhuma das aventuras clássicas de D&D. Sempre fui um "produtor" caseiro, desde criança. Portanto, posso contar nos dedos de uma mão o número de módulos de aventura que mestrei. Eu mestrei Barrowmaze (NdE. OSR Publishing para Labyrinth Lord, por Greg Gillespie, 2014) por um tempo e gostei muito. Também tenho uma queda pelo meu próprio Hole in the Oak (NdE no Brasil, O Buraco no Carvalho pela RPGPlanet Press), que foi uma das primeiras aventuras que escrevi ao retornar aos jogos após um longo hiato.

9) Sessão Inesquecível?

R. Em uma campanha de Dolmenwood (NdE Necrotic Gnome, pelo próprio Norman) que eu estava conduzindo, um dos PJs pegou um talismã assustador e o colocou secretamente, sem que os outros jogadores soubessem. O talismã era mágico e mudou o alinhamento do PJ para Caótico. O jogador interpretou isso de maneira fantástica e, no final da sessão, conseguiu convencer personagens Ordeiros ligados à religião a incendiar uma igreja!

10) Não joguei, mas queira experimentar

R. Não é um sistema, mas eu adoraria jogar ou conduzir uma campanha de megamasmorras à moda antiga, usando alguma edição de D&D.

11) Oberyn "The Viper" Martell ou Legolas?

R. Legolas! Eu realmente gostei da série de TV Game of Thrones, mas prefiro a sensação mais nobre e mítica da Terra Média. 

12) Preparar ou improvisar?

R. Gosto de improvisar, mas tenho tendência a me envolver em preparações pesadas. Daí o cenário da campanha Dolmenwood.

13) Livro Inspirador?

R. Recentemente reli Suldrun's Garden, de Jack Vance, o primeiro livro da trilogia Lyonesse. Adoro a estranheza dessa mistura de conto de fadas, proto-arturiana, picaresca e vanciana.

14) Filme ou Série Inspiradora?

R. Assisti O Sétimo Selo (NdE. 1957) recentemente e fiquei realmente impressionado. Atmosfera estranha fantástica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário