segunda-feira, 21 de agosto de 2023

Review: Melodia Perdida RPG por Fellipe da Silva, lançamento Luz Negra Editora

A Luz Negra Editora (luznegra.com.br) está lançando no Brasil Melodia Perdida, RPG do Fellipe da Silva, que além de autor, é ilustrador e designer do trabalho. 

O autor define MP como um Jogo de Aventura minimalista, cujas regras são desenhadas para um rápido entendimento e jogabilidade ágil, onde ao invés de apenas contar uma história, tem seu foco principal na solução de problemas.

O mestre assume o título de Guia, que deverá controlar os desafios enfrentados pelos outros jogadores e os demais personagens que interagirão com eles.

O contexto de MP gira em torno de que um Mal primordial destruiu o mundo diversas vezes, e agora as pessoas espalhadas vivem isoladas em ruínas ou pequenos vilarejos. Na iminência do retorno desse Mal, os músicos aventureiros deverão buscar o poder do Conhecimento dos Anciãos.

E então os bravos aventureiros, aqueles que deixarão suas vila sem busca das canções lendárias, serão criados a partir de um background (Guardas, Cozinheiro, Pesquisador, Carpinteiro, disponíveis numa tabela de 36 entradas) e seus itens iniciais. E além da tradicional arma, o aventureiro estará munido de um instrumento musical e de uma garrafa, cujo conteúdo é definido pelo próprio jogador. 

As rolagens são baseadas em d6, onde 5-6 caracterizam sucessos, podendo a quantidade de dados rolados ser aumentada em decorrência de situações específicas.

O Melodia Perdida ao invés de encantamentos permite aos jogadores "tocar canções mágicas", conforme descritas nos Song Books. A mecânica para isso é bem interessante: rolagens de dados determinam a execução correta das notas de uma canção específica e a forma dessa execução permite possíveis efeitos adicionais.   

Um extenso conjunto de tabelas que podem ajudar, ou mesmo resolver, a criação dos desafios enfrentados pelos músicos mágicos. São inúmeras possibilidades envolvendo relíquias, instrumentos, guardiões, estratégias dos oponentes, marcos, além do design de dungeons propriamente dito.   

Completando o livro, o bestiário dos inimigos da Melodia Perdida, onde o Fellipe além de criaturas mais próximas dos monstros clássicos como Beblins e Mímicos, teve sacadas muito divertidas como Dedos, Magin e Peludo, entre vários outros.

Fechando, uma aventura introdutória pros jogadores entrarem no clima.

Pra quem quiser experimentar, o Jogo Rápido de Melodia Perdida está disponível em melodiaperdida.coolway.ink.

Então, Melodia Perdida é um jogo divertido e bem sacado, que tem tudo para ocupar seu espaço no coração da comunidade BR.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário