sábado, 13 de janeiro de 2024

FastPlay com Bob e Jen Brinkman de DCCRPG e Goodman Games

Quem rolou uns dados dessa vez foram os simpáticos Bob e Jen Brinkman, que além de produzirem para a Goodman Games (fizeram parte de Dying Earth e Lankhmar para DCCRPG, e também produzem material para MCCRPG e D&D 5E), são os responsáveis pelo podcast e zine Sanctum Secorum (sanctum.media/blog/). Confere só o papo:  

1) Primeiro RPG?

Bob: Comecei a jogar quando livrinhos marrons vagavam pela terra. OD&D, direto para um híbrido do Básico de Holmes. Não havia exatamente muito mais na época.

Jen: Call of Cthulhu, 2a ed.

2) RPG de Cabeceira?

Bob: DCC RPG, embora Metamorphosis Alpha (TSR, James M. Ward 1976) seja um bom segundo lugar.

Jen: DCC Lankhmar

3) Presencial ou Virtual?

Bob: Prefiro pessoalmente na maioria das vezes, mas você não pode superar a diversidade de jogadores disponíveis com jogos online.

Jen: Ambos têm seus méritos! 

4) Material físico ou digital?

Bob: Ambos. Eu gosto de ter um livro físico na minha frente, mas um livro eletrônico pesquisável é uma dádiva de Deus quando procuro por algo específico enquanto escrevo.

Jen: Físico. Sempre.

5) Uma Classe?

Bob: Anão.

Jen: Clérigo de DCC.

6) Teste de atributo?

Bob: Treinado ou não treinado, simples e divertido.

Jen: Se não for treinado, role em 1d10!

7) Aventura ou Campanha?

Bob: Prefiro campanhas, encadeando aventuras até formar anos de diversão.

Jen: Campanha, por favor, sinto muito a falta delas.

8) Aventura Favorita?

Bob: Tão difícil escolher…. Eu vou com uma aventura para 5E, A Maldição Áurea (NdE Glitterdoom de Michael Curtis, Goodman Games. No Brasil foi editada pela Sagen Editora - sageneditora.com.br/loja/). Converta-a e execute-a para DCC… você não vai se arrepender!

Jen: Acting Up in Lankhmar (DCC RPG, Michael Curtis).

9) Sessão Inesquecível?

Bob: Beneath the Storm Giant’s Castle (NdE Thomas McLoud 1979), uma aventura clássica da Judge's Guild (judgesguild.com), onde o vilão é Satanás, e as criaturas mais perigosas são “pessoas de balão” com um ponto de vida que explodem violentamente quando atingidas.

Jen: Houve uma "sandbox" específica de DCC Lankhmar na Gary Con 2018...

10) Não joguei, mas queira experimentar

Bob: Trail of Cthulhu/Gumshoe (NdE ambos publicados pela Pelgrane Press - pelgranepress.com).

Jen: Castles & Crusades (NdE Troll Lord Games).

11) Conan ou Grey Mouser? 

Bob: Solomon Kane.

Jen: Gray Mouser é tão deliciosamente imperfeito, embora eu goste mais de Fafhrd.

12) Preparar ou improvisar?

Bob: Um pouco dos dois. Se estiver executando uma aventura publicada, leia-a e prepare-se. Se não? Não tenha medo de inventar na hora. Tenha alguns conceitos-chave prontos e, em seguida, mapeie-os à medida que avança. Costumo usar uma folha adesiva gigante da 3M que coloco na parede.

Jen: Eu costumava me preparar por horas/dias, apenas para me decepcionar. Agora que abracei a improvisação... sim.

13) Livro Inspirador?

Bob: Shadowland de Peter Straub (NdE 1980). Embora não seja Fantasia no sentido tradicional, há muitos conceitos excelentes no livro, e eu o releio uma vez por ano.

Jen: Tenho alguns favoritos deste século: The Lies of Locke Lamora de Scott Lynch (e o resto da série Gentlemen Bastards) e toda a série Liveship Traders/Rain Wild de Robin Hobb.

14) Filme ou Série Inspiradora?

Bob: Kolchak: The Night Stalker (NdE 1974-1975). Embora ambientado na era “moderna” dos anos 1970, há muito a ser aprendido com o programa. Sou um grande fã de aventuras investigativas e ele alcança todas esses pontos. Existem ótimos exemplos de como usar NPCs em posições de poder para frustrar um grupo sem combate aberto, e o formato do monstro da semana trouxe algumas criaturas realmente assustadoras que poderiam ser facilmente lançadas no DCC. Os dois filmes de TV da série também são muito bons.

Jen: Bah. Acabo esquecendo a maioria dos filmes. Bob (NdE Bob Brinkman,...) pode verificar isso.

O espaço é seu: 

Bob: Lembre-se sempre da Regra nº 1 – Todos na mesa devem se divertir. Isso inclui o juiz. Se as pessoas parecem desinteressadas ou você não está se divertindo, faça alterações. Às vezes é uma questão de aventura, às vezes é um jogador cujo estilo é muito ruim para a mesa. Não tenha medo de experimentar coisas novas e fazer mudanças. Se é a sua mesa, aproveite-a ao máximo.

Jen: A comunidade continua a ser a melhor parte do DCCRPG!

Nenhum comentário:

Postar um comentário