sábado, 13 de abril de 2024

Review: Cova Rasa, RPG minimalista do Túlio Cerquize

Cova Rasa RPG (@covarasa.rpg) é um sistema minimalista de fantasia medieval em formato panfleto, desenvolvido pelo grande Túlo Cerquize (@tuliocerquize) que além do texto conciso e claro, traz um projeto gráfico muito legal.

Em CR não existem classes, níveis ou atributos. Os PJs (chamados aqui de Condenados) se formam a partir das experiências obtidas nas sessões e nos itens conquistados, e sua criação é expressa:

- Escreva um nome, antecedente e infortúnio;

- Rola 2d6+3 para cada Salvaguarda. Comece com 3 de Espírito;

- Escolha uma arma e dois equipamentos na tabela base, 3d6 moedas e.... bora pra estrada!

As Salvaguardas propostas em CR são 3: Fortitude, Reflexos e Astúcia. 

O atributo Espírito define a determinação do Condenado a suportar dano. Quando chega a zero, o PJ está com o "Pé na Cova", e um dano a mais, morre. É possível recuperar Espírito através de Descanso, mas para tirar o "Pé na Cova" é preciso buscar soluções dentro da narrativa do jogo. 

A experiência acumulada pelos Condenados é resolvida pelo mestre (aqui, Coveiro) através de pontos de reputação. Esses pontos conforme acumulados podem ser revertidos em melhoras de Espírito ou Salvaguardas. Entre outros, o Condenado pode receber pontos de Reputação avistando marcos do cenário, fazendo descobertas sobre o cenário, vencendo batalhas em situações adversas, etc.

A sequência de combate é descrita de forma objetiva, porém detalhada, e sua resolução ocorre sem
rolagens de "hits", mas fazendo comparando diretamente a rolagem do dado da arma do atacante contra o valor da armadura do defensor. Estão previstas condições com beneficiam (ambidestria, ataques múltiplos, etc) ou prejudicam (cobertura, apneia) no combate.      

O CR apresenta apenas 8 magias no folheto original (aquelas obrigatórias em todo sistema, kkkk, tipo Dardos Místicos, Sono, Telecinese, etc), mas incentiva a os jogadores a adotaram magias orindas de outras fontes, e melhor ainda, criar suas próprias magias!

E fechando a Cova Rasa, o Túlio propõe um roteiro simples para também criar ou mesmo adaptar monstros e adversários no sistema, migrando as estatísticas originais para cá. 

Cova Rasa tá redondinho, funcionará legal para aventuras um pouco mais longas mas certamente é uma ótima opção para one-shots e principalmente eventos que precisam de agilidade na criação de PJs e entendimento de mecânicas.

Para adquirir ou conversar sobre o jogo, você pode falar com o Túlio em covarasa.rpg@gmail.com.   

2 comentários:

  1. Que felicidade ver meu trabalho neste blog que é importantíssimo pro OSR nacional. Captou muito bem a ideia do panfleto, Marcelão! Em breve devo começar a pré venda para o zine de 24 páginas com mais recursos para quem quiser narrar um joguinho de terror suave hehe. Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Túlio! O prazer foi meu camarada! Parabéns pelo trabalho e já esperando o zine!

      Excluir