terça-feira, 4 de abril de 2023

IRONSWORN - Conhecendo o sistema e Sessão 1

 Por Thiago Elendil (@bs.rpg)

https://www.ironswornrpg.com/

Ironsworn é um sistema de RPG que pode ser jogado solo, cooperativo ou guiado (modo tradicional).


Como ele foi construído com a ideia de RPG solo ou coop em mente desde o início, é perfeito pra esse tipo de jogo, tendo mecânicas que ajudam a avançar a história e dão estrutura para os jogadores serem criativos.


As regras são baseadas no sistema Powered by the Apocalypse (pbta), mas ao invés de usar 2d6 + atributo, usa 1d6 + atributo, esse valor é comparado com o valor de 2d10: se o valor do 1d6 + atributo for maior que os 2d10, acontece um acerto total, se for maior do que apenas 1d10, acontece um acerto parcial, se for menor que os 2d10, acontece um erro. Todos os resultados levam a história adiante de alguma forma.

Parte 1

"A vida é difícil nas Terras de Ferro, bestas vagueiam pelos ermos e as comunidades são isoladas e pequenas. Próximo de uma dessas comunidades, a Toca da Raposa, vive Tahir, um guerreiro com um segredo sombrio. Ele prefere viver em uma cabana afastada, comercializando o que caça com a vila, ele gosta das pessoas de lá, mas tem medo que descubram seu segredo. Na floresta próxima da cabana de Tahir, vive Virdana, uma elfa exilada. Nas Terras de Ferro os humanos muito raramente entram em contato com os elfos, então, embora Virdana seja procurada pelas pessoas da vila em busca de seu conhecimento de ervas medicinais, as pessoas ainda sentem um certo temor pela sua presença. 

Tahir e Virdana se tornaram amigos, talvez pelo que os dois têm em comum, o isolamento, talvez existam mais razões, mas, pelo menos por enquanto, os dois se veem isolados e precisando da companhia um do outro.

Numa manha clara de primavera, Tahir foi caçar, enquanto Virdana o observava escondida na copa das árvores. Tudo corria bem, até que Tahir encontrou sua presa, um grande javali. Ao perceber seu caçador, a fera, ao invés de correr, se virou e disparou na direção de Tahir, seus olhos estavam vermelhos feito brasa e sua boca espumava, Tahir, pego de surpresa foi atingido em cheio, sendo arremessado no chão, sua lança caindo de sua mão. No mesmo instante, Virdana corre e procura uma posição para mirar seu arco na besta. O javali se prepara para mais uma investida, Tahir, pensando rápido, pega um galho grosso no chão ao seu lado e acerta a cara do bicho em cheio, quebrando o galho e fazendo o javali rolar pelo chão. Nesse momento Virdana dispara, sua flecha certeira e acerta as costelas do Javali. Mesmo assim, a criatura não aprece sentir dor, não geme e se contorce como um animal normal, Tahir aproveita a oportunidade, se levanta e pega sua lança, depois a enterra no coração do javali que tentava se levantar.

Virdana desce das árvores e examina o corpo do animal, fala algo na sua língua estranha e coloca um pouco do sangue do animal na ponta da língua. O sangue quente parece tentar dominá-la, fazendo sua visão ficar turva e uma raiva ferver no seu peito, mas ela é capaz de respirar fundo e resistir a esse estranho efeito.

Para descobrir mais a respeito desta estranha aflição afetando os animais, Tahir e Virdana viajam para a fronteira da floresta dos elfos, lá Virdana deseja encontrar sua única amiga entre seu povo, Romena, filha de Anatú, o ancião que Virdana deveria proteger, mas falhou, o que levou ao seu exílio. Apesar disso, Romena não acha que Virdana tem culpa, e mantem a amizade com a elfa exilada, apesar de ser contra as leis de seu povo.

No caminho, o corvo de Romena encontra Virdana e fala com ela, na língua antiga dos elfos, avisando onde Romena a estará esperando.

A estrada é perigosa, os animais estão estranhos, ariscos e furiosos. A dupla quase é atacada por um urso, ao tentar acampar, mas conseguem escapar antes do animal encontrá-los.

O encontro entre Romena e Virdana se dá na entrada da floresta élfica, um local estranho demais para Tahir. A magia flui ali, de maneira que dá pra sentir no ar, além disso, os animais e plantas são estranhos demais para o humano, que se sente ansioso, com medo das coisas estranhas que espreitam. Romena usa uma mascara de madeira ornamentada que todos os elfos usam, exceto Virdana, pois os elfos exilados precisam abandonar suas máscaras.

Romena conta para Virdana que alguns dos obeliscos de ferro que pontuam as Terras de Ferro, podem aprisionar espíritos, e, aparentemente, o obelisco que fica no meio da Toca da Raposa tem um espírito aprisionado, o espírito da raposa, que, em fúria, tem espalhado seu sentimento para os animais próximos.

Enquanto as duas conversam, Tahir, assustado, acaba se afastando delas, a ponto de sair de vista. Nesse momento é abordado por um elfo que aparece de repente, como que surgido do ar. Ela questiona o que Tahir faz ali e, com medo de trazer problemas para Virdana e Romena, mente dizendo que é um caçador que se perdeu. Por sorte o elfo aceita a desculpa e o deixa ir embora.

Antes de partir, Virdana faz um juramento de ferro para Romena: encontrar o responsável pelo problema com os animais".


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