quinta-feira, 13 de abril de 2023

Review: ARKHI - Cenário de Campanha para Old Dragon 2

Nos últimos dois anos tive a oportunidade de participar de três sessões do que ainda seriam os playtests do cenário ARKHI, mestradas pelo Samuel Hernandez, o Samuca, um dos criadores do material.

O cenário já estava bem estruturado, a proposta, principalmente quando nossos incautos personagens se aventuravam pelo severo mundo, se tornava vívida e mortal.

Recebi com enorme surpresa durante o financiamento coletivo do Old Dragon 2, a notícia de que ARKHI seria uma das metas estendidas e, na minha opinião, essa foi uma decisão extremamente acertada por parte da Buró, não só pela qualidade e diversidade do material, mas como uma premiação ao trabalho duro de Samuca e Leonardo Moreira.

E então, o que é ARKHI?

Um mundo onde um deserto de dunas negras se estende até o horizonte, entrecortado por construções ciclópicas e sombrias, e povoado por raças impulsionadas pela sede e constante busca da sobrevivência.

Se já não bastasse o cenário inóspito que se apresenta diante do jogador, prepare-se para superar desafios inesperados: água é um bem de primeira necessidade, equipamentos são luxo para os miseráveis aventureiros do deserto (prepare-se para improvisar com as tripas de um oponente, ou não, caído), violência e horror.

O livro produzido pela Buró possui um opressivo, porém adequado, instigante design em preto e branco, que se espalha por 110 páginas caprichosamente ilustradas.

Após a Introdução contando com a Cronologia do mundo e uma apresentação das paisagens desérticas, somos levados a conhecer os estranhos povos que habitam a desolação: Agamistas, Mortiks, Lukareshes, entre outros. O conceito de povo usado em ARKHI se aproxima de sociedade: em muitos deles raças se misturam e compartilham de crenças e hábitos comuns.  Então se prepare para conhecer versões sombrias das raças tradicionais, além de goblins e orcs coexistindo.

Um panteão coeso vem na sequência, seguido por um capítulo onde os Marcos do cenário são apresentados: ali, locais de acampamentos, cidades, construções e acidentes geográfico são descritos e apontados num mapa simples, mas com uma cartografia diferenciada. 

Explorar ARKHI significa viajar pela imponentes dunas que dominam o cenário. Dessa forma, existe um seção dedicada a prover tabelas que permitirá ao mestre criar o entorno onde a aventura irá se desenrolar, e outra com um extenso conjunto de encontros aleatórios possíveis.

Como último destaque, 24 páginas das criaturas peculiares que habitam a paisagem desértica.  Ali você terá a oportunidade de conhecer o Caranguejo-Cabeça ou o Diabo Branco, "coisas" que eu mesmo já tive que enfrentar nas sessões/pesadelo.

Então, mais uma vez, fico extremamente feliz pela escolha da Buró, e aproveito parabenizar o excelente trabalho de Samuca e cia.

Old Dragon 2 ainda está em Late Plege no Catarse, e pode ser acessado aqui: https://www.catarse.me/olddragon2#_=_

O Brainstorm RPG, comandado pelo Samuca está presente em várias redes sociais, como aqui: https://linktr.ee/brainstormrpg

Se ficou curioso, aqui no blog há três relatos de sessão de ARKHI das quais eu participei:

 https://dadosecanecas.blogspot.com/2022/01/arkhi-brainstorm-rpg-playtest-3-onda-ep.html

https://dadosecanecas.blogspot.com/2021/10/arkhi-brainstorm-rpg-episodio-4-segunda.html

https://dadosecanecas.blogspot.com/2021/09/arhi-playtest-2-onda-ep-02.html


2 comentários: