terça-feira, 12 de julho de 2022

OLD DRAGON Cenário: Calenglad, A Cidadela de Ironia

A Cidadela de Ironia

  

Localizada no extremo norte da Floresta de Calenglad, na porção leste da cordilheira conhecida como as Montanhas da Lua.

A Cidadela existe há séculos encravada nas montanhas, a cerca de um dia de viagem da vila de Farlong. 

A população da cidadela 100% anã, raça pelo que relatam as histórias, ergueu sua cidadela para dar suporte a uma complexa e profunda estrutura de minas que rasgam as entranhas das montanhas da região. A várias gerações, Ironia é governada pelo Clã Battlecry, sendo atualmente seu líder o sisudo e desconfiado Bruce Battlecry.

As minas de Irônia são responsáveis pelo pouco da extração de minério que ainda surge na região além de grande parte do carvão utilizado. Muito raramente veios de prata são descobertos, mas tem sido praticamente impossível descobertas de ouro ou mithril. Pedras preciosas também tem sido extremamente escassas e quando encontradas, tem origem nas mais profundas e perigosas perfurações dos hábeis mineiros.  

Além da própria família Battlecry, outras tradicionais famílias residentes são Ironhammer, Stonefist e Silverblood.

A guarda pessoal do governante, bem como a liderança de missões de patrulha e a coordenação da segurança da cidadela tradicionalmente estão a cargo dOs Sete Filhos da Montanha, um grupo de guerreiros de elite cuja tradição se confunde com a fundação de Ironia. A principal voz dOs Sete Filhos é sempre do mais velho de seus componentes, que ocupa também a posição de conselheiro do governante. Atualmente Lemo Ironhammer ocupa a posição.

Em Irônia, apesar de tímida, persiste a fé em Ducandin a deidade da coragem e cura. Em outras regiões Ducandin é um deus praticamente esquecido.

Diferente da maioria das sociedades anãs, Irônia regularmente assiste o surgimento de estudiosos das artes arcanas em seus salões. Na atual geração, existem incríveis três entusiastas da magia,

A Cidadela de Ironia nos dias atuais é o único assentamento anão conhecido na região de Calenglad. 

Além dela, existem mais duas minas localizadas também nas Montanhas da Lua: as Minas do Túnel Oeste, no extremo oeste da cordilheira, funcionam sob a responsabilidade de Urgunthegar. A Mina do Túnel do Corvo está localizada na porção central da cordilheira e é de responsabilidade de Dagol Corvo Negro, um dos mais temperamentais, mal-humorados e excêntricos indivíduos da região, mesmo para os padrões dos anões.  

A chegada dos anões na região de Calenglad só foi precedida pelo povoamento dos elfos, que são a raça que primeiro habitou a floresta. Da mesma forma que os elfos, em determinando momento de sua história teve início a decadência do povo anão, diretamente ligada à exaustão de suas minas.

Por sua proximidade e familiaridade, os habitantes de Ironia lembram com dor o abandono da Cidadela dos Salões de Pedra. Localizada nas Montanhas do Grifo, vários dias de caminhada pela floresta ao sul de Irônia, os Salões de Pedra eram liderados por Brandir Punho de Prata quando suas minas entregaram o último saco de minério que seus corredores produziram. Dias tristes vieram, e logo a fome se abateu sobre os moradores que silenciosamente abandonaram seu lar. Muitos buscaram abrigo em Ironia. Muitos buscaram trabalho nas vilas e cidades de homens e halflings ou também optaram por tentar a sorte na floresta. Alguns viraram suas costas e deixaram para sempre a região.

O Senhor Brandir Punho de Pedra se recusou a abandonar seu lar e de seus antepassados, e dizem que até hoje seu espírito caminha vigilante pelos corredores da cidadela.

Alguns em Ironia dizem que o excêntrico Dagol Corvo Negro veio dos Salões de Pedra e sendo um dos últimos a abandonar os salões, enquanto pode, se alimentou das próprias pedras da montanha até quebrar a maioria de seus dentes.

 Em sussurros alguns em Ironia dizem que não só a exaustão das minas, mas o próprio ocaso dos elfos se deu em decorrência de algum experimento malsucedido ou conhecimento arcano indevidamente acessado por algum dos grandes mestres magos do povo da floresta.

 Arte Ducandin: @crwlstilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário