segunda-feira, 3 de julho de 2023

FastPlay com o Victor Troiani, co-autor de Arcana Primária RPG

Quem rolou os dados desta vez foi o Victor Troiani, um dos autores do sistema Arcana Primária, RPG OSR cujas regras já possuem três tomos, e se você quiser, pode conhecer e baixar no site do sistema (arcanaprimaria.com). O primeiro tomo inclusive já foi resenhado aqui no blog (dadosecanecas.blogspot.com/2023/04/review-arcana-primaria-rpg-o-guia-do.html). Bora lá explorar os conhecimentos desse arcanista!

1) Primeiro RPG?

R. AD&D.

2) RPG de Cabeceira?

R. Arcana Primária e as aventuras escritas por Gary Gygax e seus companheiros.

3) Presencial ou Virtual?

R. Presencial.

4) Material físico ou digital?

R. Material físico, reconheço a ironia.



5) Uma Classe?

R. Bárbaro.

6) Teste de atributo?

R. Necessário em última instância, imprescindível na maioria dos combates. Sim, combate também é teste de atributo.

7) Aventura ou Campanha?

R. A campanha é como um banquete comparada à aventura que é um prato, uma peça contraposta a uma esquete. Podemos aprender muito em contos, mas nos romances é que a experiência humana desvela-se ampla à nossa frente.

A campanha também nos faz exercitar a paciência, o respeito e o compromisso com o próximo. Permite- nos prestigiar o que o mestre tem a apresentar, deixa que ele se expresse da forma que prefere, no seu tempo e cadência. Temos que lembrar que o RPG veio de um jogo que durava apenas uma tarde, os jogos de guerra, e escolheu ser perene, porque assim conta melhor suas histórias. Em tempo de estímulos imediatos, cortes e reels, percebo a dificuldade das pessoas em assumir uma campanha, até mesmo um sistema, e permitirem-se a paciência. Perde-se muito.

8) Aventura Favorita?

R. Tenho me divertido bastante relendo Castle Amber (D&D Tom Moldvay, 1981), a cada visita àquele teatro de absurdidades encontro uma nova chave de compreensão, uma nova faceta do espírito com o qual os fundadores do nosso hobby encaravam a criação. Eu vario entre as diversas aventuras, as mais antigas guardam um imaginário rico, tanto que são reescritas à exaustão, as mais novas trazem boas soluções na arte, diagramação e entrega das informações. A boa aventura é a que reúne o melhor de cada mundo e escreve-se à mesa, entre amigos, 90% das vezes não sigo o enredo dos livros, mesmo quando tento.

9) Sessão Inesquecível?

R. A sessão de funil em que mestrei “A Maldição dos Vermes Abissais”, ainda em sistema DCC, da qual brotaram as regras e formulações que mais tarde deram luz à Arcana Primária. Tanta coisa se passou desde então, muito trabalho, novos amigos, uma grande admiração da minha parte pelo coautor Alexandre Katz.

Depois de tudo feito, sem respiro, fui agraciado pelo nascimento do meu filho. Esse trabalho e a vida se misturam na minha memória de forma interessante, foi uma grande entrega, onde as linhas entre um e outro obviamente se revelaram inexistentes. Naquela mesa jogava a minha esposa, Priscila, assim como o parceiro de Arcana Primária, Alexandre Katz. Nos divertíamos, sem pressentir o futuro.

10) Não joguei, mas queira experimentar.

R. Cyberpunk 2020, segunda edição.

11) Elric ou Aragorn?

R. "Nem tudo que é ouro fulgura,

Nem todo vagante é vadio,

O velho que é forte perdura,

Raiz funda não sofre o frio.

Das cinzas um fogo há de vir,

Das sombras a luz vai jorrar,

A espada há de nova luzir,

O sem coroa há de reinar!"

12) Preparar ou improvisar?

R. O improviso necessário, informado por um preparo suficiente.

13) Livro Inspirador?

R. Dez maneiras de destruir a imaginação do seu filho (Anthony Esolen)

14) Filme ou Série Inspiradora?

R. A Paixão de Cristo e Band of Brothers.

O espaço é seu:

Agradeço ao generoso convite, mantenho-me à disposição do Blog Dados & Canecas. O espaço garantido ao RPG nacional demonstra o carinho e a importância prestados pelo autor à nossa comunidade. Todo o sucesso para você, Marcelo, e um grande abraço!

Visite-nos e baixe nossos livros em www.arcanaprimaria.com

Seja muito bem-vindo ao nosso Instagram @arcanaprimaria


Nenhum comentário:

Postar um comentário