Conforme explicado na introdução do material, DM Quiral bebeu diretamente dos trabalhos dos precursores do jogo Gygax, Moldvay, Holmes, etc, e ainda observou a abordagem de outras adaptações mais modernas, como de Finch (Sword & Wizardry), Proctor (Labyrinth Lord), Goodman (DCC RPG) e Norman (OSE).
Mas então, qual a abordagem do D20Age? O que distingue ele dos demais jogos que buscam recuperar a “magia” dos velhos tempos?Bom, vamos começar com calma.
Este Jogo Rápido do D20Age possui 48 páginas e uma edição mais elaborada que os D20Age zines que espalharam a palavra do DM Quiral pelos últimos anos, mas ainda mantendo um certo charme de artesanato. Conforme o próprio autor esclarece, este Jogo Rápido, apesar de plenamente jogável, ainda está em sua versão “beta”, onde ajustes podem ser adotados a partir de “playtests” ou até mesmo dos feedbacks dos jogadores.
Muito do conteúdo consiste na compilação, revisão e organização adequada de materiais que haviam figurado nas páginas de diversas edições do zine, assim como algumas das figuras também haviam passado por ele, o que pra mim particularmente trouxe um quê de reconhecimento e identificação dessas artes.
Eu particularmente achei muito legal o esforço do Quiral em adaptar as siglas já consagradas em inglês nos jogos de RPG, para versões que façam sentido em português. Então aqui, PC se tornou Personagem Controlado e NPC Não é Personagem Controlado. Dá uma caçada no livro que você vai encontrar outros.
A criação dos PCs segue a regra de 6x3d6 em ordem, e os atributos são os clássicos.E então chegamos na seção em que o D20Age mais adotou conceitos próprios: as classes. Neste Jogo Rápido apenas personagens humanos estão disponíveis. Foram então adotados três grupos de classes: Combatente, Especialista e Arcanista.
Os Combatentes são os homens de armas, aqueles que usam primordialmente a força e tomam a frente nos combates físicos.
Aos Especialistas está garantido o uso de perícias. São deles que surgirão ladinos e classes afetas.
E finalmente, os Arcanistas. São aqueles que quando treinados manipularão as energias mágicas. Destes derivarão magos, clérigos e druidas... Pois é, a partir dessa abordagem ouvi alguns debates interessantes na comunidade, onde foi sentido a falta de um grupamento específico para os clérigos. Essa sensação ainda permanece no capítulo sobre magias, onde o texto aborda principalmente os aspectos relacionados a pesquisas e textos arcanos.
Estão disponíveis 12 magias do primeiro círculo.
O Quiral adotou Marcas Arcanas, interessantes efeitos secundários que podem se manifestar quando um arcanista aprende uma nova magia.
O Combatente, mais próximo dos Guerreiros clássicos, possui aspectos que evoluem junto com seus níveis.
Para os Especialistas há uma relação de dez Perícias, que são adquiridas ao subir de nível.
Neste Jogo Rápido a tabela de progressão de personagens evolui até o 10o nível.
Como forma de auxiliar a personalização dos PC, está disponível uma tabela com 66 entradas que propõe Traços e Peculiaridades individuais. Essa proposta é especialmente legal quando estamos deixando a aleatoriedade aflorar na geração de personagens.
O D20Age adota a premiação de eXPeriência por tesouros recolhidos e criaturas derrotadas. Também é adotado um interessante conceito de Fama.No decorrer do livro, diversos aspectos relacionados à Recuperação de PV, Morte, Moral, Carga, Tempo no Jogo, Iluminação, etc, são abordados, como dito anteriormente, organizando e revisando algumas informações que já haviam transitado pelo zine.
Fechando o material, uma seção chamada Como Mestrar o Jogo, onde habilmente o Quiral conversa sobre como os jogadores podem tirar mais proveito da experiência e diversão de uma sessão.
Como dito pelo Quiral, este é um Jogo Rápido em versão “beta”, que continuará em revisão. Ele está disponível gratuitamente do DriveThruRPG (drivethrurpg.com/product/428523/d20age-RPG) e no momento certo será publicada a versão “completa” do sistema.
Se você quiser participar das discussões ou acompanhar a evolução do D20Age, existe um canal no Discord do autor (Taberna Quiral) onde a magia acontece.
Vida Longa ao RPG Artesanal!
Nenhum comentário:
Postar um comentário