quinta-feira, 3 de novembro de 2022

OLD DRAGON Sessão A20 O velho ancião de Sossego

 

01/11/2022

Os aventureiros finalmente têm uma noite de descanso em uma cama razoável, no bagunçado quarto do 2º andar do Mercado da Vila de Sossego. Apesar da confusão no cômodo, tomado por vassouras, barris quebrados e ferramentas velhas, não é difícil para eles notarem a qualidade da construção que difere completamente do restante da vila.

Na manhã seguinte, o grupo se reúne na simples sala dO Mercado, e lhes é oferecido uma caneca de cerveja escura e um pedaço de pão de centeio. Alírio, o proprietário do local, lhes mostra um jovem halfling que diz ser o filho do cervejeiro local.

Com ajuda de Alírio, seguem até a moradia de sábio local, Aristenu. Assim como O Mercado, a imponente construção em blocos de pedra destoa da simplicidade do restante das casas da vila.

Em uma túnica de algodão cru, presa na cintura por uma corda, e sandálias de couro, o desgrenhado senhor de longos cabelos e barba branca apoiado em um cajado talhado em um galho, atende os visitantes. Ao ouvir que foram estes que ajudaram o resgate do filho do caçador, com satisfação os convida para entrar.

Numa grande sala, uma rústica mesa de madeira e bancos feitos de troncos de árvore dividem o espaço com prateleiras e bancadas no mesmo tipo de pedra que a fachada. Arsitenu chama um rapaz num cômodo ao lado e pede que prepare um chá para os visitantes.

Acomodados, todos se apresentam e Aristenu diz que o rapaz se chama Spélkios, seu aprendiz.

Aristenu e Valgrim parecem ter interesses em comum e engatam em uma animada conversa sobre possíveis maneias de conseguir tinta para escrita, uma vez que o velho não possui técnicas para sua produção. O ápice da conversa se dá quando o anão sugere a construção de um poço com água salgada para criação de polvos retirados do mar, como forma de fornecer a tinta necessária. Enquanto os dois conversam, Isiscarus observa detidamente as coisas que se encontram na bagunça da mesa e prateleiras.

O velho sábio então mostra aos visitantes alguns de seus produtos, os quais vende a viajantes que passam por Sossego:

De uma cesta de vime, mostra seus emplastros cicatrizantes, que normalmente vende por 10po, mas para eles venderia por 7po.  

De um caixote, mostra cogumelos brancos com pintas vermelhas, previamente preparados. Secos, deles exala um cheiro de álcool e ervas. Segundo Aristenu, um cogumelo destes substitui uma noite de descanso. Seu preço normal é 10po, mas venderia por 7po.

Com delicadeza retira a tampa de uma caixa que Spélkios trouxe com cuidado do outro cômodo, onde estão acondicionadas 3 nozes amarradas por fibras vegetais. Diz que são pelotas explosivas que custam 10po, mas que também venderia por 7po.

Finalmente, de uma pequena caixa finamente entalhada, envernizada e Spélkios sabe que Aristenu guarda com cuidado, um único cogumelo azul. Diz o velho que esse cogumelo é muito raro e permite que aquele que o come tenha visões, do passado ou do futuro. Disse que costumava a experimentar dele com alguma frequência, mas que seus pensamentos começaram a se embaralhar, e por isso abandonou o seu consumo. Por este, pede 50po.  

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