segunda-feira, 16 de outubro de 2023

Review: Macaco Gordo RPG 2.5, de César Milman do Rizoma Cultura

Quem já jogou uma mesa com o César Milman, mentor da comunidade Rizoma Cultura (@rizomacultura) certamente já presenciou as inspiradas tiradas desse cara super gente boa. E não podia ser diferente na apresentação do seu Macaco Gordo RPG: "Esse é um RPG para quebrar galho, e quem quebra galho é Macaco Gordo..." :)))

 Macaco Gordo RPG é um sistema genérico e minimalista, que na sua versão 2.5 está disponível em formato panfleto que pode ser impresso em uma folha A4, e cujas instruções para dobra correta do material acompanham o arquivo.

Durante toda a descrição do sistema fica claro que a proposta de MG é que a narrativa e o bom-senso sejam as figuras centrais para a resolução das situações.

A criação de personagens começa com a atribuição de um conjunto de características por parte do jogador: espécie, ofício, físico, mental, personalidade e marcante.

Um determinado personagem então poderá ser definido como um marciano, pirata, fracote, sábio, malvado e que fala sozinho.

De estatísticas propriamente ditas, Força Vital e Sanidade que são definidas a partir de d6.

Mestre e jogadores acordam, usando o bem senso, a quantidade de itens, sua disponibilidade de uso e a quantidade de itens e capacidade que podem carregar.

A proposta é que a resolução de situações deve priorizar a o que é descrito pelo jogador como sua ação, ponderado pelos riscos descritos pelo mestre e, caso não seja possível chegar a uma conclusão, aí sim é lançado mão de Testes de Desafio (TD) baseados em d6 e com diversas possibilidades de modificadores.

Macaco Gordo se propõe a ser um jogo generalista, então nesta versão magias, superpoderes ou mutações são tratados e resolvidos sob o mesmo chassi, através de uma interessante construção de frases. Seus resultados são obtidos através de rolagens dos testes e que podem ser melhoradas utilizando suas estatísticas.

 Tais como as ações normais,  os Combates e suas iniciativas também podem ser resolvidos de forma descritiva ou através de  rolagens de dados.

A progressão de personagens também prioriza a avaliação do mestre, utilizando do bem-senso e das experiências experimentadas. Mas também existe a possibilidade uma avaliação mais mecânica. O personagem que evolui pode optar por adquirir dados de Força Vital, de Sanidade ou a proficiência de um novo ofício.

Fechando o panfleto do Macaco Gordo é descrita a Jogada de Intensidade (JI), que vem a ser um modelo simples de oráculos que através dos resultados de rolagens de d6s definem respostas a situações específicas. 

Macaco Gordo RPG assim com outros sistemas minimalistas criados pelo César Milman, estão disponíveis gratuitamente em linktr.ee/rizomaculturarpg. Confere lá!

  


2 comentários: