segunda-feira, 8 de maio de 2023

Review: Ascoleth, A Última Grande Cidade

 “Ascoleth – A maior cidade do fim dos tempos.

Um lugar para todos, para os bons ou para os maus.

Um lugar aterrorizante e extraordinário onde a ciência e a magia se misturam.

Um lugar onde você pode encontrar, comprar, rezar para e/ou consumir qualquer coisa, ou qualquer um.

Por favor, aproveite a sua estadia.”


A Caramelo Jogos (@caramelojogos) lançou há algum tempo o financiamento coletivo de "Ascoleth, A Última Grande Cidade" (catarse.me/ascoleth), que vai se encerrar em 15/05/2023. 

O livro virá no Formato A5 e contará com 32 páginas, e é a primeira parte da trilogia Finisterra, dos autores Felix Dester Hultgren, Tobias Tarnvik-Laesker e Markus Linderum e publicado originalmente pela Rabid Halfling Press.

O belo design do livro, que entrecorta sequências de páginas em branco/cinza/preto com bruscas intervenções em vermelho,  utiliza artes cujo estilo flutuam entre ilustraçãos medievais e artes sombrias, inclusive contando com a capa e ilustação interna produzida pelo mestre Carlos Castilho (@crawlstilho).

Mas do que consiste este Ascoleth?

O livro propõe um conjunto de ferramentas "sistema agnóstico", que permite a geração de cidades fantásticas "estranhas", baseado em um bem sacado conjunto de tabelas. 

E como é Ascoleth?

Ascoleth é mais que uma metrópole colossal, na verdade uma entidade viva e com vontade própria, dividida em distritos que mais se assemelham a pequenas cidades onde magia e ciência se confundem.

Sua arquitetura é uma amálgama de estilos e abordagens, e esse choque de tendências é observado desde entre seus distritos a até mesmo entre prédios adjacentes.

Três são seus principais distritos: Praecinctum Magitek, Burgo Necrosiano (um distrito para mortos-vivos!!!) e Conurbação dos Rejeitados. Apesar de várias das características de cada um desses distritos serem descritas na apresentação, como pontos de interesse e facções dominantes, cada um deles é acompanhado de uma tabela para rolagem de suas "vizinhanças", que permitirá uma primeira personalização.

Agora você já conhece a cidade, não? Não!

A partir da página 10 você irá estruturar a "SUA" Ascoleth, através das Tabelas de Criação de Ascoleth. Aqui estão disponíveis ferramentas para além de criar seus próprios distritos, também definir encontros, eventos em caso de PC se perder, rumores, cultos obscuros, etc.

Para fechar, uma ferramenta para geração de aventuras que vai adiantar o trabalho do mestre com ganchos muito bem bolados.

Animou? Corre lá que o prazo tá acabando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário