domingo, 28 de maio de 2023

FastPlay com... SKIP WILLIAMS!!! Do Dungeons & Dragons 3.5

E a minha sorte continua em alta, preces aos deuses de todos os panteões disponíveis!!! Quem separou um tempo pra rolar uns dados comigo foi o Skip Williams, um dos influentes autores do D&D3.5, além de materiais para Monster Manuals, Fogotten Realms, módulos clássicos como The Rod of Seven Parts, In the Abyss e Draconomicon, e ainda foi o responsável por algum tempo pela coluna "Sage Advice" na saudosa Dragon Magazine. 


1) Primeiro RPG?

R. D&D “Brown Box”, outono de 1974.

2) RPG de Cabeceira?

R. O favorito para mestrar é D&D 3.5; Eu conheço esse bastante bem (NdE 😁).

Favorito para jogar é mais difícil de responder. Eu me divirto muito jogando o RPG Hyperborea com seu designer Jeffery Talanian na Gary Con todos os anos.

3) Presencial ou Virtual?

R. Presencial quando possível, virtual quando necessário. Nos dias de hoje, o virtual muitas vezes se mostra necessário.

4) Material físico ou digital?

R. Eu preciso ter livros físicos, mas o material digital com certeza é mais fácil de carregar. Quando vou a convenções, geralmente tenho mapas e anotações em papel, além de meu computador como reserva.

5) Uma Classe?

R. Como em uma aula favorita? (NdE O Skip fez uma piada com as possíveis traduções para a palavra "class"😊) O último personagem que interpretei foi um bárbaro com um truque druídico na manga. Os personagens que mais interpretei no ano passado foram um arqueiro sorrateiro do tipo ranger e um tipo paladino, ambos elfos. Tive um dia maravilhoso com o paladino tentando enrolar alguns bandidos falando rapidamente. Deixou os outros jogadores histéricos porque o personagem era péssimo em mentir.

6) Teste de atributo?

R. Sim, testes de atributo. Eu gosto de saber o que meus personagens podem fazer bem e onde eles são irremediavelmente ruins.

7) Aventura ou Campanha?

R. Todas as coisas divertidas acontecem em aventuras. As campanhas colocam as aventuras individuais em um contexto maior que dá a cada aventura um pouco mais de significado.

8) Aventura Favorita?

R. Minha ou de outra pessoa?

O pessoal da Goodman Games me pediu para escolher um módulo favorito alguns anos atrás, e eu escolhi Steading of the Hill Giant Chief, de Gary Gygax (NdE AD&D 1aEd, 1978). Muitas coisas boas reunidas em apenas algumas páginas.

Quando se trata de material de minha autoria, mencionarei Axe of the Dwarvish Lords (NdE AD&D 2aEd, 1999). O mais próximo que (provavelmente) chegarei de desenhar e detalhar Moria para um RPG. Também há um par verdadeiramente estranho de vilões ali.

9) Sessão Inesquecível?

R. Não sei, a sessão com o paladino de fala rápida foi memorável. Meu paladino acompanhou o ladino do grupo para reconhecer o suposto covil dos bandidos. As coisas começaram muito bem, mas o malandro teve problemas para escalar um poço para dar uma espiada. O paladino estava tentando empurrar o ladino para o topo da parede quando um grupo de mercenários apareceu. Graças a algumas investigações anteriores, sabíamos como eram seus uniformes e ambos os personagens estavam disfarçados de mercenários. O ladino não tinha carisma e não poderia desempenhar o papel. O paladino se saiu melhor, mesmo sendo um péssimo mentiroso. Às vezes ajuda ser simpático e saber como é fazer um trabalho chato (de guarda neste caso). 

10) Não joguei, mas queira experimentar

R. Praticamente metade da minha coleção de jogos. Apenas olhando rapidamente para minha prateleira, vejo Big Eyes, Small Mouth (NdE Guardians of Order Inc, 1997); Mörk Borg (NdE Free League Publishing, 2020); Coyote & Crow (NdE Coyote & Crow LLC, 2021) e mais alguns.

11) Bruenor Battlehammer ou Thorin Oakenshield?

R. Já andei bastante por Forgotten Realms, mas não visitei realmente o Mithral Hall, por assim dizer. Por outro lado, absorvi Thorin muito bem, graças a Bilbo. Eu poderia seguir com Thorin, digamos que ele é o anão dos anões.

12) Preparar ou improvisar?

R. Sim... Sério, acho que o segredo é se preparar bem o suficiente para poder improvisar grandes coisas.

13) Livro Inspirador?

R. Tantos aqui. O primeiro que vem à mente é a série Brother Cadfael do falecido Ellis Peters (O primeiro se chama A Morbid Taste for Bones). Grande imersão no mundo medieval.

14) Filme ou Série Inspiradora?

R. Todo jogador precisa ver The Princess Bride (NdE "A Princesa Prometida" no Brasil). Além disso, todo jogador deve ser capaz de citar Flying Circus do Monty Python sempre que a oportunidade se apresentar.


3 comentários:

  1. Circo Voador de Monte Pitão deveria ter cópia dublada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boooaaa!!! Mas será que a dublagem ia conseguir dar o tom?

      Excluir
    2. A dublagem brasileira, como diria Renan de Almeida, "tem talento pra isso".

      Excluir