BREU, criação de Rafão Araújo e Diego Bassinello, tem a proposta de unir abordagens mais modernas do D&D5E com uma pegada de jogos OSR.
Neste post dou uma geral no Jogo Rápido de BREU, que está disponível gratuitamente no site do projeto. Então bora lá!
O livreto do Jogo Rápido é composto de 59 páginas, e a opção foi de ir direto ao ponto: este material é 100% texto, excetuando-se a bela capa, bem escrito e diagramado, trazendo as informações necessárias para conseguir curtir do sistema até o 3o nível de seus personagens.
A primeira parte do livreto aborda os conceitos básicos do sistema. Os Atributos são os clássicos assim como a resolução das Jogadas de Ataque. Os Testes de Resistência utilizados são vinculados aos Atributos, por exemplo: um TR de Força está relacionado a Paralisia e Constrição, Constituição a Doenças e Drenos (sim, BREU utiliza Drenos de pontos e níveis), e assim por diante.
Inspiradas no D&D5E, são utilizadas as mecânicas de Vantagens, Desvantagens e Descansos, que aqui são Tomar Folego, Descanso Curto e Descanso Longo.
A estrutura das regras de combate segue a trilha padrão de Surpresa, Iniciativa (com 1d6) e Ataque, e BREU usa CA ascendente.
A próxima parte descreve a Geração de Personagens. Aqui ao invés de rolar o valor total dos Atributos, são rolados diretamente os seus bônus usando uma combinação de d4's. Os Personagens precisarão literalmente lutar por suas vidas, começando no perigoso nível zero.
Existe o conceito de Antecedestes, que estabelecerá o conhecimento anterior dos PCs antes de ingressarem na incerta vida de aventuras.
As Classes padrão são Clérigo, Guerreiro, Ladino e Mago, e o texto prevê a extrapolação dessas classes a partir da combinação de Antecedentes. Utilização de Multiclasses também é prevista como uma regra alternativa.
A seção destinada as Magias é interessantemente detalhada, mesmo sendo objetiva. São apresentados vários conceitos importantes para o sistema como Círculos de Magia, Conjuração, Componentes, Foco, Concentração, Resistência, Improvisar e Expandir, e o caótico e divertido Emaranhamento Mágico.
São descritos 29 Milagres Mágicos (Clérigo): 1 de Círculo 0, 13 do Círculo 1 e 15 do Círculo 2.
São descritos 53 Feitiços (Mago): 1 de Círculo 0, 26 de Círculo 1 e 26 de Círculo 2.
O livreto ainda traz uma aventura introdutória: "A Caravana".
Fechando o material, uma seção chamada "Mestragem" que apresenta boas dicas para uma jogo fluido e divertido, com muito do que o estilo de jogo old school tem debatido.
Se interessou, baixe o Jogo Rápido de BREU - RPG e melhor ainda, participe do Financiamento Coletivo.
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