Salve pessoal!
Essa resenha vai ser um pouco diferente, na verdade bastante diferente!
Desde que comecei a fazer as resenhas pro blog, resistia em botar na lista de assuntos reviews de aventuras... como falar de uma aventura sem entregar minimamente algum aspecto que pode estragar a diversão de alguém? “Ahhh, diz que é só pra mestre”. Não rola né?Então, seguindo a Política Anti-Spoiler do Dados&Canecas, vou falar da aventura sem entregar a história....
Não, não tô maluco.
Vamos primeiro contextualizar. “O Templo Perdido de Thur-Amon" faz parte do financiamento coletivo do Old Dragon 2 (catarse.me/olddragon2) da Buró Editora e foi disponibilizada aos apoiadores em 12/05/2023. O autor é o Rafael Beltrame, um escritor de mão cheia, diretamente envolvido no design do OD2 e que inclusive arrumou um tempo pra participar do FastPlay aqui no blog :) (dadosecanecas.blogspot.com/2023/04/fastplay-com-o-rafael-beltrame-de-old.html).
O design é limpo e prático, facilitando a leitura e localização de infomações.
A aventura está localizada em Valansia, o cenário oficial do OD2, mas facilmente adaptável a outro cenário.
Mas, e aí?
E aí, que o grande ponto dessa resenha são os dois padrões que a Buró introduziu e que espero que sejam adotados nos próximos materiais.
O primeiro é o sistema de ícones. Existentes em destaque tanto nos mapas quanto na descrição dos locais, o mestre só de bater o olho já tem uma informação imediata do que precisa se preparar para narrar. Então, uma sala que possui um tesouro, possui um ícone com a letra “T”. Um corredor com uma porta secreta, possui um ícone com a letra “S”.E por fim, o conceito de “Aventura Total”. O “Templo Perdido de Thur-Amon" está pronto para ser jogado por aventureiros do 1o ao 9o nível, sem necessidade de ajustes.
Agora, é dar uma lida no detalhe da “O Templo Perdido de Thur-Amon" e botar ela na mesa.
Material de OD2 tá muito bom!
ResponderExcluirFelipe o pessoal da Buró realmente caprichou no OD2. Estão de parabéns!
ExcluirEsse material está muito bacana. A ideia já trazer a avmtura modulada para varios níveis é bacana. E lembrando que dá para rodar essa aventura em outroa retroclones do D&D sem precisar fazer muitas adaptções 👏
ResponderExcluirExato Rogério! Talvez algumas aventuras específicas percam um pouco do charme nesse formato, mas acredito que muito material pode ser publicado com a proposta.
ExcluirExcelente análise, como tem sido todas as do blog!
ResponderExcluirValeu Janary!!! Obrigado pelas palavras. Feedbacks são sempre importantes!
Excluir