terça-feira, 20 de junho de 2023

LITERATURA FANTÁSTICA E MÚSICA: A inspiração de Duna de Frank Herbert

Desta vez, nossa pesquisa músico-literária vai nos levar a explorar os universos longínquos da Ficção Científica.

Reaquecida com a versão cinematográfica de Denis Villeneuve (2021), a saga Duna de Frank Hebert retornou merecidamente aos holofotes. Já tendo sido adaptada para as telonas por David Lynch em 1984, contando inclusive com a participação do astro musical Sting, a série literária que originalmente possui seis volumes, se estendeu a mais de vinte livros depois que Brian Herbert assumiu o legado do pai.  

E daqui, seguimos para uma "trilha sonora não-oficial" para acompanhar a leitura.

Pra começar, Iron Maiden com To Tame a Land. Presente no clássico Piece of Mind. Reza a lenda que a banda chegou a contatar o Hebert pai pedindo autorização para usar o nome Dune na canção, mas, não sendo muito afeito a guitarras distorcidas e bateria pesada, o autor declinou do pedido. A faixa então foi batizada com um título que remete ao tema central da saga e virou clássico. Uma pena que não tenha aparecido muitas vezes nos shows da banda.

Os alemães do Blind Guardian, até que me provem do contrário a banda que mais utilizou referências de Fantasia e Ficção Científica em toda a carreira, nos brinda com duas canções inspiradas em Duna, Banish from Sanctuary (do Follow the Blind) e Traveller in Time (do Tales from the Twilight World).

Depois de ter cometido uma injustiça com o Domine no post sobre Michael Moorcock, tinha a obrigação de incluir os Power Metallers italianos neste texto. E olha eles aí então! True Leader of Men figura no álbum Stormbringer Ruler - The Legend of the Power Supreme, e de cara começa com o empolgante grito de "Long live the Fremen warriors!!!" 

O virtuoso e multi-projetos guitarrista holandês Arjen Lucassen, mais conhecido por sua banda Ayeron que em cada lançamento conta com times de peso de diferentes vocalistas para contar as histórias dos álbuns, em seu outro projeto Star One gravou a faixa Sandrider, baseada na saga de Frank Herbert. A primeira estrofe é assim:

"I have seen visions in a waking dream

I have seen places man has never seen

Am I the one to fulfil the prophecy

On the desert planet in our galaxy"

("Eu tive visões em um sonho acordado

Eu vi lugares que o homem nunca viu

Eu sou o único a cumprir a profecia

No planeta deserto da nossa galáxia")

Para não dizer que só cito Metal, mas ainda no terreno dos guitarristas, o genial jazzista David Matthews lançou em 1977 o álbum Dune, repleto de faixas mais que inspiradas com os sugestivos títulos Song of the Bene Gesserit, Muad'dib, Sandworms e Arrakis, além de outras baseadas em Star Wars.

E pra fechar, uma banda mais moderna: Dvne (com "v" mesmo). Oriunda da Escócia, pratica um Progressive Post-Metal cujas letras, apesar de não parecerem ser diretamente inspiradas na saga, têm como tema central a Ficção Científica.

Vida longa aos guerreiros Fremen!!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário