segunda-feira, 5 de junho de 2023

Review: Jogo Rápido By the Sword RPG


By the Sword é um sistema D20 de Fantasia com forte cheiro de old-school,  produzido pelo Jonas Picholaro e o Nozes Game Studio (@rpgcomnozes e rpgcomnozes.com.br). Por enquanto a versão atual está disponível gratuitamente para download no Catarse do Cartapácio de Monstros (catarse.me/BestiarioOSR), projeto esse do mesmo autor e editora. Conforme informado pelo próprio Jonas, uma versão física revisada estará disponível para venda do DOFF 2023. 

Baseado no sistema Nefastus, hack D20 da editora, o By the Sword se propõe a ser modular, permitindo a migração de conteúdos entre sistemas, e criação e incorporação de soluções caseiras dos mestres a ele. 

E supreendentemente, nas 48 páginas deste Jogo Rápido, não só são apresentadas as características básicas que já esperávamos encontrar num sistema old school, como uma série de novos e instigantes conceitos da mecânica de By the Sword são revelados de forma clara e prática.  

A mecânica central do By the Sword gira em torno de testes e seus níveis de dificuldade (realizar ações, atacar, etc), existem Vantagens e Desvantagens, e um elemento diferente, o “Dado Nefasto”: 1d6 a ser rolado a partir da decisão do mestre, que pode gerar “ameaças” ou “benefícios”. 

Diferente de outros OSR, o By the Sword usa quatro Atributos: Corpo, Agilidade, Astúcia e Presença, definidas por 3d6. As Salvaguardas, quatro também, estão diretamente relacionadas aos Atributos, sendo: Fortitude, Reflexo, Iniciativa e Vontade. 

A geração de personagens engloba características comuns, como Antecedentes, Carga, Proficiências e Dinheiro Inicial, mas também novos conceitos como Pontos de Stress, Pontos de Saúde e Vigor, sendo que os dois últimos funcionam em conjunto para determinar a capacidade do personagem suportar ferimentos. Algumas das características podem ser definidas pelo jogador os sorteadas em tabelas disponíveis. 

Linhagens e Culturas definem as questões relacionados aos traços de Anões, Elfos, Halflings e Humanos, que abordam características físicas, culturais e aptidões. 

Classes foram batizadas de Carreiras, e By the Sword apresenta: Arcanos (magos), Devotos (clérigos), Combatentes (guerreiros), Sorrateiros (ladinos) e Aventureiros (uma variação dos ladinos que se especializa em explorar masmorras e pode desenvolver habilidades distintas, como lanças feitiços e se especializar em combate). Cada uma das Carreiras possui Talentos próprios e outros sorteados em tabelas que gerarão habilidades específicas para cada personagem. 

Em relação às mecânicas de combate, o By the Sword descreve um conjunto de 15 Manobras que vão desde Ataque e Mover-se padrão, até os interessantes Contra-ataque, Defesa Total e Mirar.  

Estão previstas quatro formas de adquirir XPs: interpretação, desafio superados, aprendizado e antagonistas. Subir de nível garante novos pontos de características a serem alocados pelo PC. 

Para subsidiar a criação de aventuras, neste Jogo Rápido estão disponíveis fichas resumidas dos monstros mais populares dos RPGs de fantasia: orcs, trolls, esqueletos e dragão vermelho, entre outros. Em uma sessão específica são descritas orientações para o mestre de como controlar e apresentar aos jogadores a exploração de masmorras, como uma ferramenta muito legal para criação aleatória desses ambientes. 

A mecânica de conjuração de magias usa sistema de pontos a serem gastos pelos conjuradores e existe a possibilidade de ocorrerem falhas. Neste Jogo Rápido, são apresentadas 34 magias de 1o e 2o Círculos, sendo 18 arcanas e 16 divinas. 


E fechando o material, três opções de especializações para os personagens. 

Sinceramente, fui surpreendido positivamente pelas propostas deste By the Sword. Taí um jogo que apresenta pequenas inovações que certamente vão trazer uma dinâmica diferente à mesa. 

Vai ao DOFF 2023? Confere lá na Nozes Games Studio!


Nenhum comentário:

Postar um comentário