Baseado no sistema Nefastus, hack D20 da editora, o By the Sword se propõe a ser modular, permitindo a migração de conteúdos entre sistemas, e criação e incorporação de soluções caseiras dos mestres a ele.
E supreendentemente, nas 48 páginas deste Jogo Rápido, não só são apresentadas as características básicas que já esperávamos encontrar num sistema old school, como uma série de novos e instigantes conceitos da mecânica de By the Sword são revelados de forma clara e prática.
A mecânica central do By the Sword gira em torno de testes e seus níveis de dificuldade (realizar ações, atacar, etc), existem Vantagens e Desvantagens, e um elemento diferente, o “Dado Nefasto”: 1d6 a ser rolado a partir da decisão do mestre, que pode gerar “ameaças” ou “benefícios”.
Diferente de outros OSR, o By the Sword usa quatro Atributos: Corpo, Agilidade, Astúcia e Presença, definidas por 3d6. As Salvaguardas, quatro também, estão diretamente relacionadas aos Atributos, sendo: Fortitude, Reflexo, Iniciativa e Vontade.
A geração de personagens engloba características comuns, como Antecedentes, Carga, Proficiências e Dinheiro Inicial, mas também novos conceitos como Pontos de Stress, Pontos de Saúde e Vigor, sendo que os dois últimos funcionam em conjunto para determinar a capacidade do personagem suportar ferimentos. Algumas das características podem ser definidas pelo jogador os sorteadas em tabelas disponíveis.
Linhagens e Culturas definem as questões relacionados aos traços de Anões, Elfos, Halflings e Humanos, que abordam características físicas, culturais e aptidões.
Classes foram batizadas de Carreiras, e By the Sword apresenta: Arcanos (magos), Devotos (clérigos), Combatentes (guerreiros), Sorrateiros (ladinos) e Aventureiros (uma variação dos ladinos que se especializa em explorar masmorras e pode desenvolver habilidades distintas, como lanças feitiços e se especializar em combate). Cada uma das Carreiras possui Talentos próprios e outros sorteados em tabelas que gerarão habilidades específicas para cada personagem.Em relação às mecânicas de combate, o By the Sword descreve um conjunto de 15 Manobras que vão desde Ataque e Mover-se padrão, até os interessantes Contra-ataque, Defesa Total e Mirar.
Estão previstas quatro formas de adquirir XPs: interpretação, desafio superados, aprendizado e antagonistas. Subir de nível garante novos pontos de características a serem alocados pelo PC.
Para subsidiar a criação de aventuras, neste Jogo Rápido estão disponíveis fichas resumidas dos monstros mais populares dos RPGs de fantasia: orcs, trolls, esqueletos e dragão vermelho, entre outros. Em uma sessão específica são descritas orientações para o mestre de como controlar e apresentar aos jogadores a exploração de masmorras, como uma ferramenta muito legal para criação aleatória desses ambientes.A mecânica de conjuração de magias usa sistema de pontos a serem gastos pelos conjuradores e existe a possibilidade de ocorrerem falhas. Neste Jogo Rápido, são apresentadas 34 magias de 1o e 2o Círculos, sendo 18 arcanas e 16 divinas.
Sinceramente, fui surpreendido positivamente pelas propostas deste By the Sword. Taí um jogo que apresenta pequenas inovações que certamente vão trazer uma dinâmica diferente à mesa.
Vai ao DOFF 2023? Confere lá na Nozes Games Studio!
Nenhum comentário:
Postar um comentário