sexta-feira, 15 de setembro de 2023

FastPlay com Dan Proctor, a mente por trás de Labyrinth Lord

Grande honra ter jogado uns dados com o super solícito Dan Proctor, o autor de Labyrinth Lord e responsável pela Goblinoid Games (goblinoidgames.com), que mesmo envolvido com o lançamento da sua 2a edição do livro de regras, separou um tempo para este FastPlay.

Então, confere aí! 


1) Primeiro RPG?

R. Quando eu tinha oito anos, um dos meus amigos da vizinhança trouxe para casa o conjunto básico de “caixa vermelha” de Frank Mentzer. Desde que publiquei Labyrinth Lord, muitas pessoas pensam que comecei com B/X. Na verdade, comecei com o último conjunto, mas depois descobri a interpretação de Moldvay/Cook/Marsh e nunca mais olhei para trás. Também tínhamos uma cópia do manual do jogador da primeira edição e a misturamos livremente com as regras básicas. Nós nunca percebemos que eram dois jogos diferentes até muito mais tarde. Provavelmente jogamos D&D todos os dias no verão em que descobrimos o jogo. Meu personagem matou Orcus em uma briga de punhos nus com minhas manoplas +50! Eu tinha 8 anos, me dá um desconto 😉

2) RPG de Cabeceira?

R. Sem dúvida B/X. Para mim, tem a quantidade certa de "crunch" enquanto ainda é leve e flexível. Isso o torna ideal para se adaptar a outros gêneros, como fiz com Mutant Future e Starships & Spacemen.  

3) Presencial ou Virtual?

R. Até agora nunca joguei virtualmente. Minha reação instintiva é querer jogar apenas pessoalmente, mas agora acho que a jogabilidade virtual se tornou bastante normal. Vou ter que sair da minha zona de conforto e descobrir!

4) Material físico ou digital?

R. Eu ainda prefiro livros físicos para jogar de verdade. Especialmente se forem livros que preciso consultar com frequência. Eu gosto de PDFs para poder ter uma versão mais econômica de um livro se eu quiser dar uma olhada antes de comprar uma cópia física. Também é útil ter uma versão digital quando você estiver em trânsito. Eu só gosto de ter um monte de volumes em mãos. Mas pude ver como alguém pode se adaptar ao uso de um tablet ou telefone.

5) Uma Classe?

R. Não tenho certeza se tenho uma classe de personagem favorita. Todos eles têm algo a seu favor. Eu acho que é mais fácil responder a minha classe menos favorita, que geralmente é o usuário de magia, acredite ou não. Eu me sinto assim porque os usuários de magia são terrivelmente fracos. Uma flecha perdida em algum lugar e seu mago é um cadáver ensanguentado, sem falar que tem pouquíssimos feitiços em níveis baixos. Vou abordar isso no Labyrinth Lord 2e aumentando um pouco a resistência dos usuários de magia e permitindo que eles tenham um pouco mais de opções de armas. Estou imaginando o novo mago como um verdadeiro mago aventureiro, mais robusto do que o tipo que fica sentado em bibliotecas empoeiradas. 

6) Teste de atributo?

R. Eles definitivamente têm o seu lugar. Não gosto de usar testes de atribito, testes de habilidade ou coisas do gênero quando se trata de situações que podem ser interpretadas. Mas, ao mesmo tempo, os personagens que interpretamos geralmente têm habilidades além de nossas próprias habilidades escassas. Então, eu recorro a testes de habilidade ou outros tipos de verificações, especialmente quando isso mantém o jogo fluindo.  

7) Aventura ou Campanha?

R. Idealmente, eu mestraria ou faria parte de uma campanha. Aventuras únicas também são ótimas, mas a vantagem de uma campanha mais longa é que você desenvolve seu personagem por meio do jogo real. Para mim, isso é muito mais satisfatório do que criar um pano de fundo para aquele personagem antes do tempo, especialmente quando você está no primeiro nível e pode morrer cerca de cinco minutos após o início do jogo. Para mim, construir essas memórias com os amigos é a melhor parte do jogo. As coisas malucas que acontecem no jogo são a história que surge conforme você joga. 

8) Aventura Favorita?

R. Provavelmente apenas por motivos de nostalgia, minha aventura favorita é “The Lost Island of Castanamir” (NdE AD&D Ken Rolston, 1984). Nos divertimos muito tentando navegar por todas as portas de teletransporte e pelas surpresas em cada esquina!

9) Sessão Inesquecível?

R. Muitos anos atrás, fiz uma campanha de Vampiro: A Máscara que provavelmente foi a melhor campanha que já fiz ou joguei (desculpe AD&D!). Eu não gostava muito do sistema de jogo, mas nos anos 90 as coisas de vampiro eram grandes e "tocaram o acorde certo" na época. Tivemos uma ótima campanha com algumas das melhores dramatizações de que já participei. Acho que isso mostra que o sistema e o gênero podem ser menos importantes.

10) Não joguei, mas queira experimentar

R. Sem dúvida, quero jogar Star Frontiers. Quando eu era criança, não estava familiarizado com isso, exceto vendo anúncios sobre isso na Dragon Magazine. Meus segundos jogos depois de D&D foram Ninjas e Super Spies e Teenage Mutant Ninja Turtles, da Palladium Games. Mas adoro o sistema de jogo de Star Frontiers, e o cenário está pronto para personalização.

11) Elrond ou Ned Stark?

R. Ned Stark, sem dúvida. Realmente me irritou eles terem matado aquele personagem tão cedo! Mas eu deveria saber, já que foi interpretado por Sean Bean. Esse cara nunca tem folga. Seu personagem é morto em quase tudo em que trabalha. Mas acho que se eles tivessem mantido Ned Stark na história, teria sido muito diferente porque ele era uma grande força do bem e as coisas poderiam não ter sido tão desesperadoras em diferentes pontos da série.

12) Preparar ou improvisar?

R. Eu acho que uma combinação saudável de ambos é boa. Não importa o quanto você se prepare, e eu sei que todos que estão lendo isso já sabem, os jogadores acabarão fazendo aquela coisa para a qual você não se preparou ou não pôde antecipar. Mas gosto de me preparar pelo menos o suficiente para saber o que é o quê e o que é onde e quando está acontecendo. Dessa forma, posso tentar conformar o mundo em torno das ações dos jogadores.

13) Livro Inspirador?

R. Eu me inspirei muito em H.P. Lovecraft, Clark Ashton Smith e a série Elric de Michael Moorcock.

14) Filme ou Série Inspiradora?

R. Eu gosto de alguns dos velhos filmes de espada e feitiçaria dos anos 80. Conan, Red Sonja, Krull, Willow, Lady Hawke, etc.

O espaço é seu:

Obrigado por me convidar para compartilhar meus pensamentos com você e seu público! A notícia mais atual que quero compartilhar é que estou trabalhando na segunda edição do Labyrinth Lord há muitos meses. Começou como uma edição simples e um novo layout, mas com a controvérsia do OGL recentemente decidi retrabalhar o jogo para que não precise desse licenciamento daqui para frente. A nova versão do jogo ainda tem muito em comum com o B/X, mas avança em algumas direções diferentes e traz algumas influências diferentes. Por exemplo, nenhum dos itens mágicos é o mesmo e eu reformulei completamente os monstros. Alguns são semelhantes, mas a maioria é tão diferente que será uma experiência nova (e esperançosamente atraente), como descobrir o jogo novamente pela primeira vez. Procure isso no final do segundo trimestre ou no início do terceiro trimestre de 2023.


2 comentários: