Os criadores Alexandre Katz e Victor Troiani deram continuidade ao belo trabalho chamado Arcana Primária neste segundo volume, o Tomo Metafísico, voltado especificamente a apresentar aos estudiosos dos mistérios arcanos, mortais que professam as palavras dos deuses pelo mundo e dotados das maravilhas das capacidades mentais, o arsenal que têm à disposição. Este Tomo possui 138 páginas que mais uma vez são repletas de ilustrações de várias feras brasileiras da arte “old school”, além da bela capa ilustrada pelo Bernardo Hasselmann. Aqui você vai encontrar Feitiços, encantamentos e poderes para Magos, Psiônicos, Clérigos, Necromantes, Ilusionistas e Druidas Logo após a introdução do livro, no capítulo de Definições, alguns conceitos são apresentados de forma objetiva e clara, como: - Pesquisa Mágica, o custo de criação de novos encantamentos; - Preparação de Magias, que declarada como opcional, referencia-se ao Guia do Aventureiro e segue o corolário de descansar/estudar/declarar ao mestre; - Aprendendo Magias: que deixa claro a mecânica do aprendizado de magias a partir de pergaminhos e seu efeito sobre eles. Fiquei extremamente feliz quando descobri que retomaram a tradição de batizar alguns encantamentos com o nome de seu criador: Astúcia de Balamoor, Lampejo de Mirazian, Armadilha de Plumbus, Reordenação de Alakros, entre outros. Curti tanto que troquei uma ideia rápida com o Victor Troiani, um dos autores. Ele me contou que Mirazian é um personagem do Alexandre Katz, também autor do Arcana, inspirado no Mazirian do romance Dying Earth de Jack Vance, já o Plumbus é um gnomo ilusionista jogado pelo Troiani. O Tomo foi organizado por classe: para cada uma delas, a lista de todos os encantamentos ordenados por Círculo e na sequência suas descrições também organizadas por Círculos, que vão até o 9o para Magos em geral e Psiônicos, e 7o para Clérigos e Druidas. A ficha das magias é objetiva: para cada uma delas é apresentado Nome, Duração, Alcance e Área de Efeito, e então é feita sua descrição propriamente dita. Impressionantemente, se eu não somei errado, o Tomo apresenta um total 466 magias divididas em 105 de Magos, 88 de Ilusionistas, 78 de Psiônicos, 62 de Nercomantes, 65 de Clérigos e 68 de Druidas. Examinando o material você irá se deparar com as clássicas e indispensáveis Detectar Magia, Bola de Fogo e Sono, e, além daquelas que carregam o nome de seu criador, outras novidades como Partir Água, Método Sicário e Influenciar Golpe. Outro volume extremamente bem escrito e produzido desse que é um verdadeiro presente para a comunidade brasileira.
O Arcana Primária RPG está disponível em: arcanaprimaria.com
Para quem não viu, aqui fiz um FastPlay com o Victor Troiani: dadosecanecas.blogspot.com/2023/07/fastplay-com-o-victor-troiani-co-autor.html
E pra quem curtiu também a menção aos magos, taí ao lado Plumbus, o Gnomo Ilusionista em ação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário